1- Qual é a temática central da obra ?

Rousseau, por meio de seu discurso, vai analisar se o restabelecimento das ciências e das ates vai contribuir para aprimorar ou tornar podre os costumes dasociedade. Ou seja, ele vai analisar as conseqências do desenvolvimento das ciências e das ates no comportamento das pessoas.

2- Qual a posição de Rousseau em relação as ciências e as artes ?Rousseau acredita que as ciências e as artes é algo ruim para as pessoas, trazem vícios e costumes que de nada as favorece, ou seja, corrompem o homem. Pode-se comprovar essa posição de Rousseau, pormeio do seguinte trecho, retirado de sua obra: “Oponhamos a esse quadro o dos costumes do pequeno número de povos que, preservados desse contágio de conhecimentos maus, por suas virtudes construíram aprópria felicidade e constituem exemplo para as nações. Tais foram os antigos persas, nação singular no seio da qual se aprendia a virtude como nós aprendemos a ciência, que com tanta facilidadesubjulgou a Ásia, sendo a única a possuir tal glória, e cuja história das instituições pode ser considerada um romance da filosofia”.

3- Quais as considerações de Rousseau sobre a relação das ciênciase a moral ?

Rousseau considera a ciência como algo ruim, algo que agride a tudo que há de bom no ser humano: a moral. Para ele, as ciências e as artes nasceram de nossos vícios. As considerainúteis no seu objetivo, que é de nos tornar mais sábios, e muito perigosas pelos efeitos que produzem, corrompendo nossos valores.

4- Em linhas gerais, como podemos caracterizar a ética das virtudesdefendida por Rousseau ?

Para Rousseau, por meio de seu próprio esforço a das luzes da razão, o homem poderá sair das trevas das quais o envolveu a natureza, principalmente após o desenvolvimento dasartes e das ciências. Ele considera os nossos costumes primordiais rústicos, porém puros. E éramos todos pessoas do bem, eis que a onde das ciências nos banha, e corrompe esses valores. Segue um... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Rousseau - discurso sobre as ciências e as artes. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rousseau-Discurso-Sobre-As-Ci%C3%AAncias/371232.html

MLA

"Rousseau - discurso sobre as ciências e as artes" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rousseau-Discurso-Sobre-As-Ci%C3%AAncias/371232.html>.

MLA 7

"Rousseau - discurso sobre as ciências e as artes." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rousseau-Discurso-Sobre-As-Ci%C3%AAncias/371232.html>.

CHICAGO

"Rousseau - discurso sobre as ciências e as artes." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rousseau-Discurso-Sobre-As-Ci%C3%AAncias/371232.html.