Rotinas trabalhistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO
2.1 ROTINAS TRABALHISTAS
Na área trabalhista busca-se a prevenção de falhas no atendimento à legislação, bem como a eliminação de erros operacionais que possam gerar multas e reclamatórias trabalhistas. Algumas das principais rotinas são as:
CTPS - que significas que o prazo de anotação e devolução da CTPS é de 48 horas a partir do seu recebimento, diante recibo deentrega e as principais anotações é a data de admissão/Demissão, férias, contribuição sindical e alterações salariais.
Exame Admissional - é um exame médico simples e obrigatório solicitado pelas empresas antes de firmar a contratação de um funcionário com carteira assinada e é necessário para comprovar o bom estado de saúde físico e mental do novo funcionário para exercer a função a que serádestinado.
Registro do Empregado - é obrigatório e é um dos meios utilizados para comprovação de tempo de serviço perante a previdência social, servindo também para provar a vinculação entre empregado e empregador. Atualmente, o registro pode ser feito em livro ou ficha, e também através de sistema informatizado.
Contrato de Trabalho - é o acordo tácito ou expresso correspondente a relação de emprego,a pessoa que realizar obras ou prestar serviços em favor da outra e sob a dependência de outrem, durante período determinado e indeterminado de tempo terá firmado o contrato de trabalho.

A importância da apresentação dos documentos para admissão - é para formalizar a admissão, identificar o empregado, tanto como pessoa física, como profissional qualificado para o desempenho das suas funções ecumprir as obrigações trabalhistas da empresa frente ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Cartão de Ponto - que é para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores e obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída.
FGTS e INSS - que serve para verificar regularidade de recolhimento e correto preenchimento da GFIP/SEFIP e sugere-se a obtenção de certidão negativa a cada 6 meses. Entreoutros.

2.1.1 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

Liderança é ser um profissional com qualidades ímpares, reconhecer a mudança e o rumo de suas atitudes e estratégias de convívio é o que o difere na hora de ser mais que um profissional capacitado. É também saber passar a bola fazer tempo quando não há, perceber que um conflito poder se tornar algo criativo, valorizar opiniões e saber fazer as escolhascertas.

Motivação é motivar os empregados para alcançar altos níveis de satisfação, desempenho e produtividade, constitui o ponto central da Psicologia do Trabalho.
Necessidades de Maslow para ele o homem é motivado segundo suas necessidades que se manifestam em graus de importância onde as fisiológicas são as primeiras necessidades e as de realização pessoal são as necessidades finais. ParaMaslow cada necessidade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo que o faz prosseguir para outras necessidades e a sua ordem é da auto realização, status(auto estima), necessidades sociais,de segurança e fisiológicas.

As teoria dos dois fatores de Herzberg são as de higiene e de motivação. A de higiene é sobre as condições de trabalho, salário, status e segurança, cujaausência cria insatisfação. A de motivação é a realização, reconhecimento, satisfação no trabalho, responsabilidade e desenvolvimento pessoal, que são necessários para a satisfação.

Grupos e Equipes, os grupos são pessoas que se juntam, com o objetivos definidos ou ao, defendendo suas causas, criando projetos, desenvolvendo ações sócias comunitárias, cumprindo ordens, ou seja, buscando ou desenvolvendoos mais variados objetivos. Existem os grupos formais, que são criados pela própria organização e os informais que são criados pelos integrantes do grupo.
As Equipes é a associação de pessoas que partilham objetivos e estão engajadas para atingi-los, estando unidas entre si, desabrochando o sentimento de fazer parte.

2.1.1.1 PROCESSO CONTÁBIL
Procedimentos necessários para abrir uma...
tracking img