Rotinas trabalhistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
curso de graduação em ciências contábeis


Sistema de Ensino Presencial Conectado
curso de graduação em ciências contábeis


juliana santos

Rotinas trabalhistas e contabilização

juliana santos

Rotinas trabalhistas e contabilização

título do trabalho:
Subtítulo do Trabalho, se Houver

título do trabalho:
Subtítulo do Trabalho, seHouver

Montes Claros – MG
Abril/2012

Juliana Santos

rotinas trabalhistas e contabilização

Trabalho de Conclusão de semestre apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de nota do Curso de Ciências Contábeis.
Trabalho de Conclusão de semestre apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de notado Curso de Ciências Contábeis.
Montes Claros - MG
Abril/2012
1 INTRODUÇÃO

.
2 Rotinas Trabalhistas

2.1 Contribuição Sindical

O imposto sindical foi instituído com a constituição de 1937, pois se conferia aos sindicatos, no exercício de função delegada do poder publico, a possibilidade de impor contribuições, mesmo que não fossem os contribuintes seus sócios, bastando pertencer acategoria profissional ou econômica (art.138)
O decreto lei nº 1402/39, em seu art 3° regulamentou essa possibilidade de que o sindicato impor contribuições “a todos aqueles que participam das profissões ou categorias representadas”, que posteriormente passou a ser alínea a do art. 513 da CLT.
Com o decreto lei Nº 2377/40 é que efetivamente o sindicato passou a ter exigências pecuniárias, jádenominadas de impostos sindicais, devido por todos aqueles que participem de uma categoria econômica ou profissional em favor da associação profissional legalmente reconhecida como sindicato representativo da mesma categoria.
O imposto seria pago uma só vez, anualmente. O empregador recolhia o imposto sindical sobre a importância correspondente a dia de serviço; os empregadores o saldavam numaimportância fixa calculada sobre o capital social.
A CLT estabelece que “constituem patrimônio das associações sindicais as contribuições devidas aos sindicatos pelo que participem das categorias econômicas os profissionais ou das profissões liberais representadas pelas referidas entidades, sob a denominação contribuição sindical”
O imposto sindical seria devido no mês de março ou no mês subsequenteem que se admite o empregado que não tenha ainda pago a contribuição sindical, exceto nos meses de janeiro e fevereiro. Assim por exemplo, o empregado admitido no mês de maio sofrera o desconto no mês de junho para recolhimento em julho.



2.2 Descontos de INSS e IRRF dos empregados

A retenção do imposto de renda na fonte, sobre o rendimento do trabalhador assalariado, abrange todas aspessoas que físicas, independente de sexo, estado civil, idade ou nacionalidade.
Para obter o valor do recolhimento do IR, devemos proceder da seguinte maneira:
1. Achar a base de calculo(consultar a tabela pratica de incidência ),
2. Fazer a devolução legal(pensão alimentícia, dependentes, INSS, recolhimento de faltas e atrasos).
3. Do resultado encontrado, verificar na tabela de IRse o empregado estará isento ou não. Caso negativo, aplicar a alíquota correspondente a sua faixa.
4. Depois de aplicar a alíquota deduzir o valor conforme a tabela.
5. O resultado final será o valor do recolhimento do IR.

Ao INSS compete a arrecadação , fiscalização e cobrança de contribuintes sociais e demais recursos arrecadados pela previdência social.
O INSS dos empregadosurbanos e rurais serão calculados com base na remuneração que o empregado recebe no mês. Em nenhuma hipótese haverá o desconto acima do teto máximo que e de dez vezes o salario mínimo de contribuição.
Todos os meses o funcionário terá descontado na sua folha de pagamento o valor referente ao INSS. As porcentagens de desconto iram variar dependendo do salario de cada um. Abaixo uma tabela de desconto...
tracking img