Rotinas trabalhistas e contabilização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 Introdução
2 Rotinas Trabalhistas
2.1 Contribuição Sindical
2.2 desconto de INSS e IRRF dos empregados
2.3 Horas Extras
2.4 Pagamento e Desconto de RSR
2.5 Encargos Sociais – INSS parte da empresa e FGTS
3 Cultura e Clima Organizacional
4 Processo Contábil
4.1 Livro-Diário
4.2 Livro-Razão
4.3 Balancete de Verificação
5 Juros Compostos
5.1 Taxas de Juros Nominais
5.2 Taxasde Juros Efetivas
5.3 Taxas de Juros Proporcionais
5.4 Taxas de Juros Equivalentes
6 Análise Mercadológica Regional
6.1 Análise de Mercado
6.2 Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
6.3 Estruturas de Mercado
7 Empresa JFM Serviços Especiais LTDA
8 Conclusão
9 Bibliografia

1.INTRODUÇÃO
Este trabalho nos leva a coomprender como e a rotina trabalhista, os itens que são calculado nafolha de pagamento como funciona o clima organizacional e os lançamentos nos livros contábeis e a coompreender a análise contabil e calculo das taxas de juros.

2.ROTINAS TRABALHISTAS
È o Conjunto de rotinas que serão seguidas pelos profissionais de recursos humanos desde o processo de seleção de um novo funcionário, passando pelas exigências formais e legais da admissão, pelos cálculos dosproventos e descontos, até o desligamento do fincionário, encerramento da relação de emprego e suas implicações.
2.1 CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
O desconto da contribuição sindical, devida anualmente pelos empregados, deve ser efetuado no mês de março de cada ano, independentemente dos empregados serem associados ou não ao sindicato da categoria profissional.
Admissão após o mês de março: quando osempregados forem admitidos após o mês de março, a empresa deve verificar se a contribuição sindical já foi descontada no emprego anterior. Caso negativo, efetua-se o desconto no mês subsequente ao da admissão.
O recolhimento da contribuição sindical deve ser feito no último dia útil do mês de abril para os descontos efetuados no mês de março e no último dia útil do mês seguinte ao do desconto para osdescontos efetuados após o mês de março.
2.2 DESCONTOS DE INSS E IRRF
O Desconto de INSS é a contribuição que o empregado faz à previdência social. As empresas também contribui com a prêvidencia social, mas neste caso não aparece no recibo de pagamento de salário.
O IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte: para os rendimentos do trabalho assalariado, desconta-se o IRRF para repassar a ReceitaFederal de acordo com tabela específica.
2.3 HORAS EXTRAS
A jornada diária de trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares que deverão ser remuneradas com acréscimo mínimo de 50% ( cinquenta por cento) sobre a hora normal nos dias úteis a acréscimo mínimo de 100% ( cem por cento) nos domingos e feriados.
2.4 PAGAMENTO E DESCONTO DE RSR
O art. 67 da CLT diz que todo empregado tem direito aum dia de descanso semanal que deverá ser preferencialmente aos domingos. A lei n. 605 de 5 de janeiro de 1949 diz que as horas extras habitualmente prestadas devem ser computadas no cálculo do repouso semanal remunerado (RSR).
Quando o empregado tem contrato mensal, não há necessidade de destacar o valor do RSR, pois já esta inserido no seu salário mensal, mas no caso de horas extras e outrasremunerações variáveis, como comissões e produtividade, deve ser calculado o DSR em verba específica.
2.5 ENCARGOS SOCIAIS – INSS PARTE DA EMPRESA E FGTS
O INSS parte da empresa, consideramos então a remuneração de todos os empregados e aplicamos o percentual de 26,8% nas condições da nossa empresa. Este percentual pode ir até 28,8% como é o caso das indústrias.
O FGTS é uma conta vinculadaaberta pela empresa em nome do empregado, obrigatoriamente na Caixa Econômica Federal, onde todo mês a empresa deve depositar o valor relativo a 8% da remuneração recebida pelo empregado. O prazo para recolhimento do FGTS é dia 7 do mês seguinte ao da folha de pagamento; não havendo expediente bancário no dia 7, antecipa-se o recolhimento.
3 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Estudos sobre a cultura...
tracking img