Rotinas trabalhista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3. Diferenças Individuais
3.1. O que é liderança?
Liderança é um fenômeno grupal, assim como nos outros comportamentos, ela não depende somente do individuo. Seu desempenho varia conforme a personalidade, o grupo e seu contexto (MOSCOVICI, 2002ª).
Um líder é aquele a quem o atribui uma posição de responsabilidade para dirigir e coordenar as atividades de uma tarefa, de forma que a atribuição dadapode ocorrer de maneira formal ou informal, já o objetivo do líder é atingir um objetivo do grupo.
É importante salientar que, ao estudar os grupos percebemos que o papel da liderança não é atribuído somente a uma pessoa e as demais não são meramente participantes. A liderança é um dos papeis de um grupo e, como tal, em algum momento pode ser desempenhada, por um membro e, em outro momentopoderá ser realizada por outro membro.
Existem diversas formas de liderança. Cada uma tem um enfoque teórico e me metodologias próprias, em geral, os autores utilizam o conceito de liderança de maneira similar ao conceito de gerenciamento.
Umas das visões tem o líder como uma figura superior as demais, independentemente da situação vivida. Outra visão tem as teorias situacionais, nas quais a liderança éentendida com base na situação. Já pelo enfoque centrado nos seguidores, existem crenças que são compartilhadas pelos membros do grupo e são eles que constroem o líder. Por outro lado, os modelos integradores veem a liderança com complexidade, envolvendo a parte cognitiva, social e comportamental.
Todavia, independentemente da visão ao se estudar a liderança, todos concordam ela esta no centrodo grupo, no qual o líder tem a habilidade de conduzir as outras pessoas de forma natural e não dependente de um cargo exercido na organização.
Robbins (2006) define a liderança como a “capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas”. Assim, o líder pode ser definido como pessoa que, em determinado momento, tem maior condição de refletir as aspirações do grupo. Assim, quando aspiraçõesmudam, o líder também deve mudar com elas, senão o grupo muda de líder.

3.2. O que é Motivação?
A Motivação é um dos complexos processos psicológicos básicos que ajuda a explicar o comportamento nas organizações, contudo não é diretamente observável.
De forma geral, é algo que impulsiona as pessoas a terem dado comportamento, é uma ação dirigida a certos objetivos. Pode existir tanto dentro dasorganizações, quanto fora delas.
Não são somente os psicólogos que estudam a motivação no trabalho, outras disciplinas também o fazem. Afinal, quem não quer seus funcionários motivados para a realização do trabalho? Alguns deles na ânsia de motivar os funcionários e com isso garantir maior desempenho e produtividade, contratam consultores para realizações de palestras motivacionais para todos osfuncionários a um alto custo. Mas ações como essas geralmente não motivam os funcionários por si só, tampouco garantem maior desempenho e produtividade, uma vez que a motivação não esta ligada diretamente relacionada ao desempenho.
Os diversos estudos realizados sobre motivação estão geralmente ligados ao comportamento produtivo e ao controle exercido sobre as pessoas. Contudo, da mesma forma com que amotivação hoje é erroneamente associada com desempenho, também já foi associada à satisfação, ao envolvimento, ao despejo, às recompensas, ao comprometimento, às crenças e aos valores, entre outros conceitos. A partir disso, essas associações errôneas acabam por dificultar a delimitação do que é realmente a motivação (GONDIM; SILVA, 2004).
3.3. Teoria das Necessidades de MASLOW
A hierarquia denecessidades de Maslow foi introduzida por Abraham Maslow e se
refere a uma pirâmide que representa uma divisão hierárquica a respeito das
necessidades humanas. Na base da pirâmide estão as necessidades de nível mais baixo, sendo que, apenas quando satisfeitas escala-se em direção às hierarquias mais altas para atingir a auto realização que é o nível mais alto.
Neste rápido tutorial falaremos...
tracking img