Rotinas do departamento pessoal.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DO
ARAGUAIA - FACISA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Marcelo santos freitas

ROTINAS DO DEPARTAMENTO DE PESSOAL

Barra do Garças – MT
Abril, 2013

INTRODUÇÃO

Na sociedade atual, temos enfrentado diversas situações onde a busca por profissionais qualificados para preenchimento de vagas em diversos setorestorna-se cada vez maior, e mais difícil. Um dos principais motivos dessa constante dificuldade está relacionado á escassez de mão de obra qualificada a falta de conhecimento técnico que, para muitas pessoas, torna-se o fator que impede o candidato de ser aprovado no momento da avaliação de desempenho ou até mesmo da entrevista. Esse é o maior desafio para o profissional que atua na área de RecursosHumanos e Departamento de Pessoal, buscar esses profissionais para suprir a necessidade da empresa, que necessita do trabalho humano para desenvolver suas atividades. Dentro dessa perspectiva, buscamos esclarecer qual o principal trabalho do Departamento de Pessoal. Este trabalho tem como objetivo mostrar as rotinas do Departamento de Pessoal.

DESENVOLVIMENTO

Gerenciar pessoas se tornou umaatividade estratégica dentro das empresas, pois a globalização e o acirramento da concorrência nivelaram as organizações nos produtos e nos preços. Sendo assim, a cada momento fica mais importante selecionar novos funcionários que demonstrem capacidade de absorção de novas habilidades e uma forte tendência a reagir positivamente aos processos motivacionais.
A seleção de profissionais com esseperfil, aliada aos sistemas de avaliação de desempenho focados em resultados e complementados por sistemas motivacionais, poderão levar as empresas a se destacarem no mercado.
Dessa forma, a adoção do Gerenciamento de Pessoas é o grande diferencial entre as empresas, visto que, cada vez mais, o bom atendimento aos clientes (internos e externos), a racionalização dos custos, o cuidado com os bens daempresa (produtos, insumos e ativos) e a permanente motivação de seus Recursos Humanos serão condições básicas de sobrevivência num mercado cada vez mais competitivo e globalizado.
O D.P (Departamento Pessoal) é a unidade de execução vinculada ao departamento de R.H (Recursos Humanos). É competência do D.P a execução das seguintes atividades: admissão, atualização cadastral, desligamento,concessão de licenças, de afastamentos, de férias e outros, cuidam exclusivamente de números e de papéis. Este departamento é o responsável pela parte burocrática e por fazer cumprir a legislação trabalhista. O responsável por executar as tarefas deste departamento é o Contabilista, profissional formado em Ciências Contábeis, tendo este que saber o conceito de empregador e empregado, vinculo empregatício,salários e remunerações para cálculos de folha de pagamento, férias, 13º salário, rescisão de contrato, jornada de trabalho e, estar sempre atualizado na área de legislação trabalhista e previdenciária, tornando-se assim uma fonte de economia para empresa evitando problemas com processos trabalhistas, fiscalização do Ministério do Trabalho e Previdência social.
O D.P é dividido em três setores,de admissão, compensação e desligamento, porém essa divisão pode variar de acordo com o tamanho da empresa. As empresas de pequeno porte, por exemplo, terceirizam as tarefas do D.P para os escritórios de Contabilidade.

ADMISSÃO

Documentos obrigatórios;

Para que se faça possível à admissão de empregado, torna-se indispensável que ele possua e apresente, no Departamento de Pessoal, aseguinte documentação, obrigatória, conforme normas do Ministério do Trabalho:

* CTPS – Carteira do Trabalho e Previdência Social;
* Atestado médico adimensional (expedido por médico do trabalho);
* Uma foto 3x4 (será anexada no livro de Empregados);
* Comprovante de residência – para fins de recebimento de vale-transporte;
* CPF – Cadastro de Pessoa Física;
*...
tracking img