Rotinas de uma uti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTINAS DE UMA UTI
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destina-se a internação de pacientes com instabilidade clínica e com potencial de gravidade. Exemplos mais comuns são doenças como Infarto Agudo do Miocárdio, Desconforto Respiratória, Acidente Vascular Cerebral, hipotensão arterial refratária, trauma e pós-operatório. Como ambiente de alta complexidade, é local reservado e único noambiente Hospitalar, já que se propõe estabelecer monitorização completa e vigilância 24 horas. Pode ser dividida em Unidade Adulto, Pediátrica e Neonatal. A equipe de atendimento é multiprofissional e interdisciplinar, constituída por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes Sociais. Cada leito contém monitores cardíacos, cama elétrica projetada, oximetria depulso e rede de gases.
As UTIs desde da década de 1930 transformaram o prognóstico, reduzindo os óbitos em até 70%. Hoje todas especialidades utilizam-se das Unidades Intensivas, principalmente para controle de pós-operatório de risco.
É muito importante tanto para o paciente como para família compreender a UTI como etapa fundamental para superação da doença, porém tão importante é aliviar eproporcionar conforto independente do prognóstico. A equipe está orientada no respeito a dignidade e auto-deterrminação de cada pessoa internada, estabelecendo e divulgando a humanização nos seus trabalhos, buscando amenizar os momentos vivenciados através do paciente e família. A UTI é sem dúvida muito importante para o avanço terapêutico, porém impõe nova rotina ao paciente onde há separação doconvívio familiar e dos amigos, que pode ser amenizada através das visitas diárias. Outro aspecto importante é a interação família-paciente com a equipe, apoiando e participando nas decisões médicas.
 Na UTI há grande preocupação em fornecer conforto e ausência de dor a todos pacientes internados. Em casos mais graves, principalmente quando há necessidade da Intubação Orotraqueal, é iniciadasedação ( tranqüilizante e indutor de sono ) e analgesia ( abolição da dor ) contínua que pode levar a ausência total de consciência e sonolência profunda. Neste estágio, designado “coma induzido” , não há dor, não há frio e a percepção do paciente é interrompida. O tempo e espaço nesta situação é abolido, onde pacientes que permanecem “meses”  na Unidade, recordam como “horas” .
 Todos os órgãose sistemas são avaliados diariamente nos pacientes internados nas UTIs. Após avaliação clínica, são solicitados exames de rotina como:
- Hematológicos: através da punção venoso, coleta-se pequena amostra de sangue para avaliação no laboratório central dos principais eletrólitos, enzimas e metabólitos do organismo. A função renal é medida indiretamente através da dosagem da uréia e creatinina,dando ao médico informação valiosa em relação a integridade renal.
 - Gasométricos: designada de gasometria arterial, é efetuada punção na artéria radial situada no punho ( local do pulso ). Após coleta, a amostra é analisada através  do equipamento designado hemogasômetro que permite a análise dos principais gases do sistema respiratório tais como oxigênio  e gás carbônico. Portanto é método paraavaliação da boa função pulmonar.
 - Radiológicos: Diariamente efetua-se nos pacientes submetidos a ventilação mecânica a radiologia torácica pulmonar para controle e diagnósticos de derrames ( líquidos ) e infecções como a broncopneumonia.
 Procedimentos Cirúrgicos Eventuais:
Eventualmente alguns procedimentos cirúrgicos de pequeno porte podem ser necessários. Nas situações emergenciaissão realizados através do próprio intensivista e na rotina através da equipe cirúrgica especializada de apoio do Hospital. 
 - Traqueotomia: Não é recomendada a manutenção por longos períodos da cânula de intubação em virtude de lesões que podem ocorrer na traquéia e laringe. Não há tempo específico recomendado, cabendo ao intensivista a indicação e recomendação da traqueotomia. Procedimento...
tracking img