Rotinas administrativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[Tutorial] Colorimetria - artigo detalhado
por em Qua Set 16, 2009 4:53 am

Mais do mesmo. Esse artigo é para quem já tem noção de colorimetria e quer conhecer mais, e para que conhece mesmo e está afim de dar uma relembradinha.

A ESTRUTURA DO CABELO: A estrutura dos cabelos é formada por três partes concêntricas:
A CUTÍCULA (parte externa)

A MEDULA (centro)

O CÓRTEX (a verdadeiraestrutura)

A CUTÍCULA – É a parte externa. É formada de células planas ou escamas que se posicionam como telhas de um teto.

A MEDULA – É a estrutura central do cabelo, parecida com uma coluna, com uma densidade celular baixa. A Medula tem uma importância relativa em comparação com as outras partes que compõem o cabelo, porque influi muito pouco no comportamento físico e químico da fibra.

OCÓRTEX – Estas células contém os pigmentos que causam a origem da cor natural dos cabelos. O Córtex representa até 90% do peso natural da fibra.

ORIGEM DA COR DO CABELO: A coloração natural dos cabelos é devida a particulares pigmentos presentes no interior da fibra capilar. Tais pigmentos absorvem os raios luminosos e são responsáveis pelas variações de cor. Em geral os pigmentos de melaninapodem dividir-se em dois grupos:

Os PIGMENTOS GRANULADOS cuja cor varia do preto até o vermelho escuro ( são os que causam as cores escuras dos cabelos).

Os PIGMENTOS DIFUSOSque variam do vermelho intenso ao amarelo pálido (são os que causam as cores claras dos cabelos).

Juntos estes pigmentos em diversas quantidades, concentração e distribuição, contribuem para a visão das mais variadascores de cabelo. A cor do cabelo varia com o tempo, geralmente escurece com a idade e progressivamente aparecem os cabelos brancos.

Em geral os cabelos brancos aparecem entre 40/50 anos, variando bastante de pessoa para pessoa. Com o passar do tempo a formação dos pigmentos diminui devido a interrupção da produção de melanina. Provavelmente tal interrupção tem origem de caráter fisiológico egenético, podendo assim surgir a necessidade de cobrir os cabelos brancos.

Se desejar cobrir os brancos tem-se que recorrer à COLORAÇÃO ARTIFICIAL. Hoje em dia existem várias técnicas em tal sentido.

O sucesso da coloração capilar está nas condições do fio de cabelo. Antigamente, o processo de coloração gerava mal-estar nas clientes pelo estado em que ficava o fio. Após a coloração o cabelopodia até ter uma boa cor, mas perdia a maleabilidade, o brilho e o toque. Hoje, este problema foi solucionado pela evolução tecnológica dos cosméticos utilizados. Além de pigmentos de melhor qualidade os produtos são aditivados com proteínas e substâncias hidratantes, que conseguem colorir sem gerar nenhum dano ao cabelo e até em alguns casos promovem a melhoria no estado do fio.
Certos fatoresdeterminados pelo diagnóstico, feito antes da aplicação, garantem o êxito da coloração:

O estado do couro cabeludo – Não se deve aplicar a química se o couro cabeludo apresentar vermelhidão, irritação ou qualquer inflamação cutânea. O certo é sugerir que a cliente procure um dermatologista.

O estado do fio de cabelo – Durante o diagnóstico, algumas características do fio devem ser observadas:A espessura: quanto mais grosso é o fio maior deve ser o depósito de coloração sobre o mesmo.

A porosidade: está relacionada com as condições das cutículas. Estando elevadas ou danificadas dificultam o reflexo de luz e retenção de pigmentos causando o desbotamento rápido da cor. Principalmente se for um vermelho, que tem o menor tamanho de pigmento e se perde com mais facilidade, ou cria umacor opaca.

A resistência: relaciona-se com o grau extremo de porosidade, ocasionado por uma perda protéica muito grande, impossibilitando qualquer processo químico. Quanto mais saudável estiver o fio de cabelo melhor o brilho e a fixação da cor. Um cabelo sem resistência pode não fixar cor alguma ou até mesmo se partir durante o processo químico. Estes itens são os mais importantes porque...
tracking img