Rotina de avaliação do estado mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Rotina de Avaliação do Estado Mental

INTRODUÇÃO

O exame do estado mental é a pesquisa sistemática de sinais e sintomas de alterações do funcionamento mental, durante a entrevista psiquiátrica. As informações são obtidas através da observação direta da aparência do paciente, da anamnese, bem como do relato de familiares e outros informantes como atendentes, amigos, colegas ou até mesmoautoridades policiais.
O exame do estado mental é essencial não só para o diagnóstico de possíveis transtornos psiquiátricos, como pode também oferecer indícios importantes de transtornos neurológicos, metabólicos, intoxicações ou de efeitos de drogas.
Para fins didáticos, divide-se o funcionamento mental em funções na seguinte ordem:

1. Consciência
2. Atenção
3. Sensopercepção
4.Orientação
5. Memória
6. Inteligência
7. Afetividade
8. Pensamento
9. Juízo de realidade
10. Conduta e volição
11. Linguagem

Esta ordenação proporciona maior facilidade no diagnóstico de síndromes específicas através da observação de grupos de funções alteradas.
O primeiro grupo (1 a 6) destaca as Síndromes Cerebrais Orgânicas, por exemplo, nos estados de deliriumestão alteradas as primeiras quatro funções: Consciência, Atenção, Sensopercepção e Orientação; e nos casos de Demência, a Memória e a
Inteligência.
O segundo grupo (7 – 11), por sua vez, altera-se nas Síndromes Psicóticas e nos Transtornos do Humor.
Esta revisão pretende explicar de forma clara e sucinta cada uma das funções mentais, conceituando-as, descrevendo a forma como avaliá-las bem comosuas alterações. Também serão destacados os transtornos nos quais as funções mentais quais estão alteradas com mais freqüência.

1 – ASPECTO GLOBAL DO PACIENTE NA ENTREVISTA INICIAL
Um fator importante nas fases iniciais da avaliação do paciente é a descrição aspecto global do paciente, expresso por sua aparência, seu comportamento, por sua atitude perante o examinador e pelos sentimentos que opaciente desperta no examinador.

1.1-APARÊNCIA:
Observa-se o modo do paciente de andar, sua postura, roupas, adornos e maquiagem utilizados, higiene pessoal, cabelos alinhados ou em desalinho, atitude (amigável ou hostil), humor ou afeto predominante, modulação afetiva, sinais ou deformidades físicas importantes, idade aparente, as expressões faciais e o contato visual. O ideal é que seja feitauma descrição precisa, de maneira que o leitor possa visualizar a aparência física do paciente no momento do exame.
Uma postura encurvada pode sugerir afeto triste, assim como desleixo no modo de vestir-se. Já o uso de roupas extravagantes e o excesso de adornos fazem pensar em mania ou características histéricas de personalidade. Uma pessoa com uma doença crônica ou com um grande sofrimento (porexemplo: depressão) pode aparentar uma idade maior do que a real, enquanto que pacientes hipomaníacos, ou histriônicos podem parecer mais jovens. Pouco contato de olhar pode indicar vergonha, ansiedade ou dificuldade de relacionamento. É útil a comparação das características de aparência do paciente com os indivíduos de mesma idade, profissão e condição socioeconômica, assim como a obtenção deinformações com familiares a respeito de mudanças em relação à aparência anterior da pessoa.

1.2-ATIVIDADE PSICOMOTORA E COMPORTAMENTO:
A atividade psicomotora refere-se à maneira como a atividade física se relaciona com o funcionamento psicológico, considerando os aspectos quantitativos e qualitativos do comportamento motor do paciente. Um paciente em agitação psicomotora caminhaconstantemente, não consegue ficar quieto e frequentemente apresenta pressão para falar e ansiedade. Outros sintomas comuns são rabiscar, balançar pés ou pernas, cruzar e descruzar frequentemente as pernas, roer unhas, ficar enrolando o cabelo, etc, em padrão acelerado.
O retardo psicomotor é caracterizado por uma lentificação geral dos movimentos, da fala e do curso do pensamento, usualmente acompanhado de...
tracking img