Roteiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EVANGÉLICA
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO – EVANGÉLICO – ISE
CURSO: PEDAGOGIA, LICENCIATURA
Disciplina: Conteúdos e Métodos da História e da Geografia
Professor: Lucimara Gonçalves Saraiva Souza

MÓDULO I - HISTÒRIA
1ª Aula - Dias - 06/02/2012 - 09/02/2012

Apresentação do Plano de Ensino e do cronograma da disciplina.
Orientação sobre o ambiente virtual deaprendizagem.

2ª Aula - Dias - 13/02/2012 - 16/02/2012
UMA CRÔNICA PARA PENSAR O ENSINO DE HISTÓRIA
- Boa-noite, professor. O senhor nos enviou seu currículo e como vamos necessitar de um professor de História para o ano letivo que começa, gostaria de trocar ideias. Responda-me, por favor. Por que gosta de ensinar História, caro mestre?
- Boa-noite, senhor coordenador. Gosto daHistória pelos heróis que mudaram o mundo, encantam-me seus feitos e sua glória. Amo descrever batalhas, situando-as em seu tempo e nos lugares onde ocorreram. Gosto muito de datas, sempre tive enorme facilidade para memorizá-Ias ...
- Diga-me, professor. Para o senhor o ensino de História é o relato de fatos e lembrança de datas? O senhor não costuma ver nos acontecimentos de agora uma dimensãotemporal?
Para o senhor, ensinar História não são episódios da construção e da reconstrução de sociedades que nos faz refletir sobre as situações locais, regionais, nacionais e mundiais? Suas aulas não conduzem os alunos a identificar semelhanças e diferenças entre culturas no espaço e no tempo, nas mudanças e permanências nos modos de se viver, de pensar e de fazer e nas
heranças que asgerações deixam a outras?
- Não senhor, diretor. Sou professor rigoroso e me oponho a essas modernidades que escondem os heróis e, valorizando os intercâmbios de ideias, sugerem formas diferentes de análises e interpretações. Para mim, História é "preto no branco", vencedores e derrotados, heróis e bandidos!
- E suas aulas, professor? Como ensina História?
- Impondo silêncio, é claro.Mostrando que o professor sabe o que fala e por isso ao aluno outra tarefa não cabe senão ouvir e anotar. Sou contra o debate, oponho-me ao diálogo e insisto em mostrar o lugar que cabe ao aluno. Separo com energia e clareza o agora que não pertence a minha aula e o
passado no qual sou especialista ...
- O senhor, professor, conhece outras situações de aprendizagem além da exposição de fatos peloprofessor? Assume o papel interdisciplinar de sua disciplina? Instiga a curiosidade de seus alunos, mostrando o ontem no agora e o agora em um possível amanhã. Avalia mais o progresso que os resultados de
suas provas?
- Nada disso. Sou contra essas "perfumarias modernosas" e mostro que bem sabe é quem bem conhece os fatos, as datas e sua sucessão. Não animo reflexões, imponho verdades. Sou "pão,pão, queijo, queijo" e jamais misturo a história do Brasil com história mundial. Para mim, aprender e guardar cada coisa em seu lugar. Posso considerar-me contratado, prezado coordenador?
- Apenas uma questão, querido mestre! Qual sua idade?
- Acabei a faculdade. Faço 23 anos na próxima semana.
Por que, pergunta senhor coordenador?
- Apenas curiosidade, professor. Acho-o "velho" demais paraminha escola. Neste espaço gostamos de jovens professores, ainda que muitos tenham bem mais que o triplo de sua idade. Obrigado pela procura, o senhor está dispensado.

Referência:
SELBACH.Simone.Uma crônica para pensar o Ensino de História.In História Didática. Petropolis, RJ: Vozes, 2010 p.11

ATIVIDADES PROPOSTAS
1) Relate como foi a sua escolarização em História nas séries iniciais.Destacando: conteúdos estudados e metodologia utilizada.
Documentos disponíveis nos sites do MEC e SEE/DF:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf

Apresentação do Parâmetro Curricular Nacional – PCN - Volume 05 História e Geografia.
Apresentação do...
tracking img