Roteiro simplificado de estudo max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociedade sob uma perspectiva histórica
* Uma das diferenças existentes entre o positivismo e o idealismo é a importância que o segundo dá a história.
* Weber, figura dominante na sociologia alemã, com formação histórica consistente, se oporá ao positivismo. Para ele, a pesquisa histórica é essencial para compreensão das sociedades. Essa pesquisa, baseada na coleta de documentos e noesforço interpretativo das fontes, permite o entendimento das diferenças sociais, que seriam, para Weber, de gênese e formação, e não de estágios de evolução.
* O caráter particular e específico de cada formação social e histórica contemporânea deve ser respeitado. O conhecimento histórico, entendido como a busca de evidências, torna-se um poderoso instrumento para o cientista social.
*Weber consegue combinar duas perspectivas: a histórica, que respeita as particularidades de cada sociedade, e a sociológica, que ressalta os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico.

Ação social: uma ação com sentido
* O ponto de partida da sociologia de Max Weber não estava nas entidades coletivas, grupos ou instituições. Seu objeto de investigação é a ação social, a condutahumana dotada de sentido, isto é, de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim, o homem passou a ter, enquanto indivíduo, na teoria weberiana, significado e especificidade. É ele que dá sentido à sua ação social: estabelece a conexão entre motivo da ação, a ação propriamente dita e seus efeitos.
* O motivo transparece na ação social permite desvendar o seu sentido, que é social na medidaem que cada indivíduo age levando em conta a resposta ou a reação de outros indivíduos.
* A tarefa do cientista social é descobrir os possíveis sentidos das ações humanas presentes na realidade social que lhe interessa estudar. O sentido, por um lado, é expressão da motivação individual, formulado expressamente pelo agente ou implícito em sua conduta.

Tipologia das ações sociais
* Açãoracional.
* Ação afetiva.
* Ação racional com respeito a valores.
* Ação racional com respeito a fins.

Ação social: uma ação com sentido
* O caráter social da ação individual decorre, segundo Weber, da interdependência dos indivíduos. Um ator age sempre em função de sua motivação e da consciência de agir de outras em relação a outros atores.
* Weber distingue a ação darelação social, para que se estabeleça uma relação social, é preciso que o sentido seja compartilhado.

As tarefas do cientista
* Weber dizia que o cientista, como todo indivíduo em ação, age guiado por seus motivos, sua cultura ou sua tradição.
* Do ponto de vista do método, qualquer que seja a perspectiva adotada pelo cientista, ela será sempre parcial.

O Tipo Ideal
* O tipo ideal deMax Weber corresponde ao que Florestan Fernandes definiu como conceitos sociológicos construídos interpretativamente como instrumentos de ordenação da realidade. O conceito, ou tipo ideal, é previamente construído e testado, depois aplicado a diferentes situações em que dado fenômeno possa ter ocorrido. À medida que o fenômeno se aproxima ou se afasta de sua manifestação típica, o sociólogo podeidentificar e selecionar aspectos que tenham interesse à explicação como, por exemplo, os fenômenos típicos “capitalismo” e “feudalismo”.
Weber
* Entender as causas da mudança social.
* Os fatores econômicos são importantes, mas as ideias e os valores tem o mesmo impacto na mudança social.
* Ação social vs. estruturas sociais.
* Motivações e ideias humanas- mudanças.
*Ideias, valores e crenças - causam - mudanças.
* Os indivíduos agem livremente e moldam o futuro.
* Complexa interação de ações - sociologia quer compreender os significados.
* Certos aspectos das crenças cristãs influenciaram fortemente o surgimento do capitalismo.
* Tipos ideais são modelos conceituais ou analíticos, são usados para compreender o mundo.
* No mundo real, os tipos...
tracking img