Roteiro para resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE RESENHA CRÍTICA

O objetivo da resenha é o de incentivar a leitura do livro/obra comentada. Normalmente parte de um texto curto para publicação em periódicoespecializado. Seu tamanho pode variar entre duas (para jornais não especializados) e dez páginas (publicações científicas) O trabalho deve ser dividido em três partes: introdução, resumo e crítica. • Introdução:(Extensão: de 10 a 20% do texto). Deve contextualizar o autor e assunto tratado; discutir sua relevância e fazer a transição para o resumo. • Resumo: ( 60 a 70% do texto). Resumir o conteúdo da obra(reescrevê-la sinteticamente, com destaque nas linhas centrais do pensamento do autor). Há duas opções de resumo: > Resumo sem crítica : apresentar as ideias principais do autor, em sequência. > Resumocom crítica: Exercer opinião, apontando falhas, revelando ideologias, destacando alguns pontos. • Crítica: (20 a 30 % do texto). Para a analise foi preciso recolher vasto material de pesquisa.Selecione, ordene e apresente na conclusão. Para ajudá-lo, responda essas questões: O livro / texto tem alguma validade? Qual? O que falta? Existe originalidade ? A leitura é agradável?
Outros itens paraorientar a crítica: Da edição: erros / acertos quanto a revisão textual; in/existência ( e atualidade) de índices, ilustrações, etc); apresentação (capa, folha-de-rosto, impressão,etc.).

Doconteúdo: erros/acertos quanto às informações (datas, nomes, estatísticas, etc); seriedade da documentação (extensão, qualidade e atualidade das referências bibliográficas; uso crítico dos autores,criteriosidade das citações, etc.) disposição do material (sequência lógica, organização equilibrada, etc) Das ideias : diálogo com as ideias básicas do autor; desvelamento ideológico de suas propostas e análisedas suas consequências; avaliação dos argumentos apresentados.

«I» Atenção às citações: devem aparecer, sem excesso. No caso de resumo com crítica, usar mais as citações direlas/texíuais (com...
tracking img