Roteiro para organização de diagnóstico socioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL
PARA LICENCIAMENTO

Objetivos do diagnóstico:
Obter um panorama geral da região?
Trazer subsídios para saber quais os impactossocioeconômicos (positivos e negativos) que o empreendimento irá trazer à região – área de influência direta e indireta.
Trazer subsídios para a criação de programas a região?

Passos:Levantamento de dados secundários.
Primeira conversa sobre possíveis zonas de influência direta e indireta, para nortear a coleta de dados.
Análise destes dados: atendem aos objetivos? São atuais?Mostram as locadidades do ponto de vista macro (região/meio urbano) ou trazer dados mais concretos sobre as localidades micro/possíveis zonas de influência direta (comunidades rurais)? Listar dados nãoconseguidos na pesquisa de secundários, que poderão ser conseguidos na primeira visita de campo.
Critérios para seleção de metodologia quantitativa e qualitativa: a partir da análise inicial de dadossecundários.
Primeira visita de reconhecimento de campo: elaborar roteiro de observação, pauta de levantamento de dados iniciais não conseguidos na pesquisa de dados secundários na internet(exemplo: atendimentos no Programa Saúde na Família, por exemplo), lista de fontes para contatar sobre diversas áreas (educação, saúde, infraestrutura, etc.) e primeiros contatos. Levantamento de mapaslocais.
Seleção e descrição da metodologia. No caso de quantitativa, como será elaborada: ? A partir de qual recorte? Como será elaborada a análise de dados (estatístico – freelancer)? No caso dequalitativa, como será elaborada? Qual será o objetivo das entrevistas/questionários? Organizaremos grupos focais para determinados temas (exemplo: expectativas sobre o empreendimento)? Quais são asjustificativas para cada escolha metológica?
Avaliar se há possibilidade de pensar alguma “devolutiva” às comunidades para que entendam o trabalho que está sendo realizado (exemplo: grupos focais?)....
tracking img