ROTEIRO_PARA_A_CONSTRUCAO_DO_PAPER Etapa 2 1

2174 palavras 9 páginas
CONCEITOS DE PODER, DIREITO E ESTADO E AS CORRELAÇÕES ENTRE WEBER, BOBBIO E BONAVIDES

Leila Maria Ferreira Lima

RESUMO

Esse trabalho apresenta a definição de poder e legalidade, diferentes análises de Max Weber, Norberto Bobbio e Paulo Bonavides. Utilizando com base o conceito de Weber e correlacionando com os demais autores.

PALAVRAS CHAVES: Poder, legalidade, legitimidade, Direito, Estado.

INTRODUÇÃO

Para conceituar o poder e sua finalidade para o Estado no desenvolvimento do texto desse trabalho, analisamos a sociedade e o surgimento do Estado e do Direito, tento como base os conceitos de poder. Pois, segundo os autores aqui citados, a relação entre Direito e Estado é uma continuidade da concepção de poder, mas isso não significa que, somente esse o poder e suas determinações, são verdades legitimas e absolutas. Cada um dos argumentos tem sua justificativa pautada num raciocínio prático, com uma análise comparativa dos efeitos de cada uma dessas formas de governo. Ao chegar a uma conclusão sobre qual delas seria a mais viável, abre-se outro debate; de como, onde, por quanto tempo, essa ou aquela forma de governo está sendo mais bem exercida. Os autores Bonavides e Bobbio em suas obras compartilham dos conceitos de Weber, portanto uma ideia de que a política não foi sempre estatal, mas é sempre a atividade política que reivindica para si o poder, mesmo que para isso se utilize a violência e a força. Para entender como se chega a esse poder Estatal, como se dá a legitimação para tal força e violência, se faz necessário entender como Weber conceitua a cada uma desses temas.

Metodologia

Iniciou-se uma pesquisa para Paper acadêmico no primeiro bimestre para os alunos de Relações Internacionais e Ciências política, por meio de três fichamentos escolhidos dentre as 5 matérias do primeiro período, cujo o tema é Poder. Utilizando os fichamentos para elaborar uma análise sobre o poder dentro da concepção de cada autor, para tanto utiliza-se

Relacionados