Roteiro dos bandeirantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO INTERDISCIPLINAR – PROJETO CULTURAL
4º BIMESTRE/2011
ROTEIRO DOS BANDEIRANTES









































SÃO PAULO
2011
















ÍNDICE

INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 4
PORTUGUÊS . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 5
HISTÓRIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 6
GEOGRAFIA. . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 11
FÍSICA/MATEMÁTICA . . . . . . . . . . . pág. 12
QUÍMICA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 13
ANEXOS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 14
BIBLIOGRAFIA . . . . . . . . . . . . . . . pág. 24



















INTRODUÇÃO

O Roteiro dos Bandeirantes foi um marco histórico, pois ele expandiu as fronteiras doBrasil, sendo os principais responsáveis pela biodiversidade em todos os critérios. Desta maneira foi proposto o projeto cultural, com o objetivo de compreendermos vários aspectos do território e da história paulistana, pelo fato de englobar vários assuntos esse trabalho se tornou interdisciplinar. Em meio de muitas informações enfatizamos as que por nosso critério são as mais importantes, eexplicaremos minuciosamente cada uma delas. Assim esta introdução tem o papel em nosso trabalho de ser uma síntese de cada disciplina, respectivamente de acordo com o índice.
O Parque das Monções é a junção de todos os pontos fortes de nosso trajetória, ele explora a parte desde a hidrografia até o teologismo. Na entrada do parque já é possível ver o paredão salitroso, muito curioso, pelos seguintesfatos: ser a prova de que Porto Feliz na era glacial era totalmente submersa, em uma profundidade ainda não descoberta; ser feita de rochas e areia, assim sendo proibido o toque que faz com que pequenas partes do paredão se desmanche; a forma que foi esculpida pelas aves presentes no local; e entre muitos outros que com o decorrer da leitura do trabalho será notado. Em seguida esse paredão nos leva atéum mirante aonde há a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, e abaixo do mirante há o rio Tietê, que será tratado com grande ênfase neste trabalho, e notamos ao redor a presença de uma fabrica desativada, mas um dos índices do começo da industrialização.
Já em história foi escolhidos três temas com forte impacto no roteiro dos bandeirantes: a industrialização em São Paulo, a mineração; a bandeiramonsão; e por no final mas não menos importante obviamente a igreja católica. A industrialização fez com que acarreta-se vários problemas, como sociais e ambientais. O social foi o crescimento desordenado da população, com a vinda dos imigrantes e o êxodo rural, fazendo com que a população que não tinha uma renda estável, vivesse na baixa qualidade de vida, assim o governo decide que alguns riossejam neles implantados o esgoto domestico e industrial. E um desses que está presente no cotidiano do paulista é o Rio Tietê, que é um dos rios mais poluídos e sem vida do Brasil. Mas para o desenvolvimento do país e para economia as coisas não foram desta maneira, houve esses sacrifícios citados mas se hoje São Paulo já foi considerado a cidade mais cara do que a famosa cidade america, NovaIorque, foi pelo fato de ter se desempenhado no fato da industrialização, de abrir fronteiras para a exportação e importação, depois da grande fase de colonização.
A trajetória dos bandeirantes é algo muito interessante de estudar, pelo fato que não foi apenas a expansão do território, mas sim o expansão de diversidade brasileira que abriu portas para o desenvolvimento.








PORTUGUÊSO PARQUE DAS MONÇÕES

O Parque das Monções é localizado no interior de São Paulo, em Porto Feliz. É um espaço construído para evocação e celebração de um momento muito importante na história do bandeirismo paulista. A parte principal e núcleo do parque foi inaugurada no dia 26 de abril de 1920. Criado em torno do antigo Porto de Araritaguaba – de onde partiram há mais de 300 anos, as...
tracking img