Roteiro-dom casmurro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteiro da obra “Dom Casmurro”




1) Obra: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Ano original de publicação: 1899
Editora: Ática
Edição: 33ª edição, 1997.


2) Síntese: A obra traz à tona questões que até então não eram discutidas pela sociedade: a traição de uma mulher, embora a obra não comprove nada, Machado de Assis revela que todos estão sujeitos aos piores atos,independente de serem homens ou mulheres.

3) Personagens principais
Bentinho: Personagem teimoso e também muito fantasiador, que tirava suas próprias conclusões sem ter nenhuma prova, daí se origina o apelido “Dom Casmurro”, se deixava manipular por Capitu, o qual acatava tudo o que ela ordenava, se não fosse pela ajuda da amiga, em muitas situações “meteria os pés pelas mãos” por causa desua teimosia.

Capitu: Personagem calculista que ao contrário de Bentinho raciocinava diante de situações difíceis, conseguia ser dissimulada e convincente quando queria, apresentava o dom de manipular as pessoas através das palavras e atos.

4) Enredo: Bentinho era um jovem de dezesseis para dezessete anos e Capitu uma jovem de quatorze anos que residiam na Rua de Matacavalos no Rio deJaneiro, século XIX, eram vizinhos, amigos, e mais do que isso se amavam.Bentinho era órfão de pai e residia com sua mãe Dona Glória, seu tio Cosme, prima Justina e o agregado José Dias que fazia as vezes de pai e conselheiro da família.
Apesar do amor que os jovens sentiam, uma promessa da mãe de Bentinho estaria a ponto de separá-los, talvez para sempre.Como o primeiro filho de Dona Glórianascesse morto, esta, que era temente a Deus fez uma promessa que se o segundo filho nascesse vivo e varão, ela o levaria para ser padre.Bentinho nasceu e cresceu, logo havia chegado à hora de levá-lo ao seminário. Assim que Capitu soube da decisão, orientou Bentinho a pedir ajuda ao agregado José Dias que era a única pessoa capaz de reverter essa decisão.Dona Glória, à medida que o tempo ia seaproximando também não desejava que o filho partisse, porém não podia voltar atrás na decisão visto que, para ela uma promessa nunca deveria ser esquecida.
O agregado não conseguiu convencer Dona Glória e Bentinho foi obrigado a ir para o seminário, porém ele prometeu ao jovem que dentro de um ano arrumaria passagens para ambos irem à Europa, a fim de Bentinho terminar os seus estudos lá. José Diasnão aprovava o romance dos jovens, para ele Capitu apesar de ainda ser uma menina tinha os olhos de “cigana oblíqua e dissimulada”, já para o amigo e amante os olhos de Capitu eram “olhos de ressaca”, que apresentavam um fluido misterioso e que o arrastavam para dentro deles, assim como faz as ondas do mar de ressaca. Como Bentinho não havia arrumado outra saída para escapar do seminário, preferiuaceitar a ajuda do agregado e ficar longe de Capitu para estudar na Europa.
Durante o período em que esteve no seminário, Bentinho foi se acostumando a rotina de visitar sua família somente aos finais de semana enquanto tramava sair de lá muito breve. Foi também no seminário que conheceu seu melhor amigo, Escobar, que anos mais tarde seria o motivo para suas dúvidas. Escobar foi aos poucosganhando a confiança de Bentinho, talvez pelo fato de assim como o amigo, não apresentar a mínima vocação para ser padre.Já a essa altura Escobar foi tornando-se íntimo, fazendo visitas a Bentinho nos finais de semana, logo não demorou que conquistasse também a estima dos familiares do amigo assim como a confiança de Capitu a ponto de se tornar o correspondente de cartas entre ela e Bentinho.
Passadoum ano, o agregado conseguiu as passagens para a Europa a fim de irem conversarem com o papa para pedirem a absolvição da promessa de Dona Glória, avisou Bentinho que muito em breve sairia do seminário, este lhe pediu um tempo e contou tudo ao amigo Escobar, que acabou lhe propondo uma solução: ao invés de Bentinho ir para outro país, bastava que arrumasse um substituto para ocupar seu lugar...
tracking img