Roteiro declaração de escopo de um projeto

ATIVIDADE PRÁTICA
DECLARAÇÃO DE ESCOPO DO PROJETO

O texto em cada item é somente para esclarecimento e devem ser retirados assim como este parágrafo.
1. Objetivos do projeto
Osobjetivos são critérios quantificáveis usados para mensurar o êxito do projeto. No mínimo, esses parâmetros devem incluir prazos, custos e medidas de qualidade. Normalmente, os custos são expressos emunidades monetárias (reais, dólares, euros etc.) e devem ser específicos e os prazos traduzem-se em medidas de tempo.
2. Descrição do escopo do produto
Trata-se da descrição das características doproduto ou serviço do projeto. Se a descrição do produto constar do termo de abertura, basta copiá-lo aqui.
3. Entregas do projeto
As entregas são resultados mensuráveis ou itens específicos quedevem ser produzidos para que o projeto ou fase do projeto seja considerado(a) finalizado(a). Assim como os objetivos, as entregas devem ser específicas e verificáveis. Uma entrega pode tanto ser umproduto único e verificável quanto um serviço a ser executado e esse produto ou serviço deve ser produzido ou executado para que o projeto seja dado como concluído. As entregas também podem incluirresultados suplementares como documentação ou relatórios de gerenciamento.
4. Requisitos do projeto
Uma vez identificadas todas as entregas, o gerente deve discriminar e documentar todos os requisitosdo projeto que descrevem as características das entregas e podem incluir elementos como funcionalidades ou condições específicas da entrega para satisfazer aos objetivos do projeto. Os requisitos sãocondições que devem ser atendidas ou critérios que o produto ou serviço do projeto deve possuir para satisfazer documentos do projeto, contratos, padrões ou especificações. Os requisitos quantificam epriorizam os anseias, necessidades e expectativas do patrocinador e dos stakeholders do projeto. Os requisitos também podem incluir informações como dimensões, facilidade de uso, cores, ingredientes...
tracking img