Roteiro de "o despertar da antropologia jurídica" - thais luzia colaço

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Grupo: Helena Schuelter Borguesan, Nathália Araújo Oliveira, Arthur Simon, Paulo Mendonça, Vinícius Faqueti, Yasmin Sant’Anna
Direito Diurno 2011.2

O Despertar da Antropologia Jurídica
ThaisLuzia Colaço

1.Assunto Tratado
O assunto discutido pela autora trata da Antropologia e sua relação com a cultura, sobre a palavra Antropologia em si, seu objeto de estudo, o dever dosantropólogos, sua história, influências, o Direito das sociedades sem escrita, o etnocentrismo jurídico, a aproximação entre Antropologia e Direito e suas conclusões finais.

2.Argumentos do autor
Paraentender a Antropologia, segundo Thais Luzia Colaço, é necessário ter o entendimento de cultura, palavra a qual foi criada por Edward Tylor que definiu-a como “todas as possibilidades de realizaçãohumana”. A palavra Antropologia em si, significa “antropos” que é homem e “logos”, estudo. Ou seja, a Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Ela afirma tambémque há autores que consideram a Antropologia uma ciência humana muito antiga, por afirmarem que Heródoto ter sido um de seus precursores. No Renascimento, inicia-se a expansão mercantil e, com isso, oeuropeu vai ter um contato intensivo com outros povos a partir de relatos dos viajantes e missionários. Já a Antropologia Moderna, segundo Shirley, é um produto do expansionismo colonial e imperialeuropeu. Nas décadas de 70/80, houve o surgimento do pluralismo jurídico, onde passamos a refletir sobre o ordenamento jurídico vigente na sociedade e questionar a visão centralizadora do Estado.Outro esclarecimento dado pela autora é quanto ao objeto de estudo da Antropologia, pois esse objeto não se restringe mais tanto quanto antigamente em estudar sociedades exóticas e sim nossaprópria sociedade.
O enfoque do estudo da Antropologia no mundo, segundo Thais Colaço, está dividido. No âmbito norte-americano, há mais pesquisas quanto a etnografia do Judiciário, já a...
tracking img