Roteiro de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteiro de leitura 2



1- Porque ele não foi exposto às diferenças e especificidades das duas modalidade da língua portuguesa e seus critérios embora carregue a gramática intenalizada.
2- Não.De acordo com o autor as duas modalidades se harmonizam e somatizam, ou seja guardam as mesmas características de uso, não há oposição, estão interligadas em um continuum tipológico crescente, dainformalidade à formalidade.
3- Em ambas há o hipônimo, hiperônimo, subordinação, paráfrase, dialogicidade, usos estratégicos, funções interacionais, envolvimento, negociação, situacionalidade,coerência, dinamicidade, etc.
4- A- Tópico discursivo consiste em dividir o texto em tópicos de maneira a explicitar todo o desenvolvimento da interação. Turno consiste em um tempo cedido ao falante quetroca de turno com o interlocutor para melhor se comunicarem, marcadores conversacionais consistem em aparecer em grande quantidade e cumprem papéis específicos na língua falada, servem não só paradesignar elementos verbais, mas como também prosódicos e não linguísticos que desempenham uma função interacional qualquer na fala. Hesitações consistem em pausas marcadas por ênfase e entonação maisforte, segmentações consistem em separações no texto falado para melhor coesão e compreensão. Interrupções consistem em pausas em um fluxo de formulação conversacional não contínuo determinado pormudança de pensamento ou inclusão de conteúdo, embora esteja apresentado em uma linha temporal direta Digressões consistem em romper a continuidade de um discurso com uma mudança de tema intencionada.Pode ser uma reflexão de volta para o passado ou um flash-back por exemplo.
5- A produção de segmentos discursivos idênticos ou semelhantes duas ou três mais vezes no âmbito de um mesmo segmentocomunicativo tem a função de gerar alto grau de formulaicidade.
6- O objetivo do trabalho feito em sala de aula consiste em implementar a metalinguagem da língua portuguesa falada para que haja melhor...
tracking img