Roteiro de Instalação MRTG/ NAGIOS / CACTI

605 palavras 3 páginas
ROTEIRO DE INSTALAÇÃO MRTG / NAGIOS CACTI

 MRTG

Ferramenta de monitoramento de tráfego de uma interface de rede de dispositivos gerenciados, que gera páginas em HTML com gráficos de dados coletados a partir de dados coletados pelo protocolo SNMP.
Para realizar a instalação do MRTG é necessário um compilador C e uma versão do Perl instalada. Na ausência de pacotes e bibliotecas, o apt-get se encarregará de instalar ou atualizar caso necessário. A partir do acesso root à máquina é necessário realizar a atualização da lista de pacotes disponíveis no apt-get através do comando “# apt-get update”. Faz-se necessário também um webserver instalado na máquina, já que o MRTG gera gráficos em HTML. Caso a máquina não possua, o mesmo pode ser instalado através do comando “# apt-get install apache”. Com o apache e todas as suas dependências instaladas, pode-se partir então para a instalação e/ou atualização do pacote do MRTG com o comando “# apt-get install mrtg”.

 NAGIOS

O NAGIOS é um sistema de monitoração de aplicações de rede. O primeiro passo para instalação e configuração é a instalação do gerenciador de aplicações do Nagios que pode ser feito da seguinte forma:

1. Descomprimir o arquivo tar.gz: # tar xvzf nagios-2.5.tar.gz
2. Localização do diretório nagios 2.5: # cd nagios-2.4
3. Criação do diretório para instalação do Nagios: # mkdir /usr/local/nagios

É necessário a criação de um usuário e um grupo onde o Nagios irá carregar o serviço e após a criação a instalação já pode ser iniciada.

# useradd nagios
# groupadd nagios

Um Makefile e alguns parâmetros são necessários para compilar e instalar o software.

# ./configure --prefix=/usr/local/nagios --with-cgiurl=/nagios/cgi-bin --with-htmurl=/nagios/ --with-nagios-user=nagios --with-nagios-grp=nagios

Após a conclusão da configuração um sumario de parâmetros será exibido, é preciso se certificar de que todos os parâmetros estão corretos, caso contrario, é possível

Relacionados

  • teste
    59280 palavras | 238 páginas