Roteiro de estudos teorias e sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia – 32b Noturno Créditos de junção: Joker (Marcus Vinícius) Jamile Urnhani E-mail: loveless.joks@live.fr

Roteiro de Estudo - Sistemas da Psicologia Quatro Movimentos da Psicologia Em caso de atualização, favor mandar no e-mail acima. Obrigado.

O Primeiro Movimento – Behaviorismo. A primeira força em Psicologia é o Behaviorismo, ou Comportamentalismo, ou ainda PsicologiaComportamental. Para esta força caberia perfeitamente aquela definição que encontramos no dicionário: “estudo do comportamento humano ou animal”. A abordagem comportamental surgiu trazendo em si a noção de que era possível prever o comportamento humano ou animal, pois o comportamento era sempre determinado por uma série de variáveis. Se fosse possível conhecer todas as variáveis, seria possível prever ocomportamento do indivíduo. Também seria possível controlar seu comportamento, manipulando-se as variáveis que determinavam aquele comportamento. Afirma que o ser humano é condicionado, ou seja, seu comportamento é aprendido, ele tende a repeti-lo quando recebe uma recompensa por ele e tende a abandoná-lo quando não recebe nada em troca ou quando recebe uma punição. Um exemplo clássico é o da criançabirrenta. A criança pede um doce. A mãe diz que não vai dar. A criança começa então a gritar, espernear, se joga no chão e puxa os cabelos (é, meu amigo, é provável que você já tenha feito isso um dia, lembra?). Aí a mãe se apavora, morre de vergonha e, para acabar com aquela cena de horror, vai correndo pegar o doce para a criança. A criança, instantaneamente exorcizada, pára de chorar e seempanturra com a guloseima. Pergunta: Qual será o comportamento da criança da próxima vez que ela quiser alguma coisa e a mãe recusar? É previsível: Birra de novo! Por quê? Porque da primeira vez a birra foi recompensada com o doce. A mãe desavisada acha que resolveu o problema, mas o que fez foi reforçar aquele comportamento da criança. Pode-se eliminar esse comportamento indesejável? Sim, elimine-sea recompensa e o comportamento será extinto. Se a mãe tolerar algumas vezes a birra da criança sem dar o doce, a criança vai deixar de fazer birra porque percebe que aquele comportamento não lhe traz nenhum ganho. Portanto, segundo esse raciocínio é possível não só prever mas também controlar o comportamento de um indivíduo. A abordagem comportamental utilizou experimentos com animais parafundamentar as bases do comportamento humano. É muito criticada por isso pelas outras abordagens, que a julgam uma visão muito simplista do ser humano, por reduzi-lo a suas semelhanças com o animal e a seus comportamentos condicionados, perdendo de vista toda a riqueza da condição humana. Um dos grandes nomes do Behaviorismo, B. F. Skinner, assim responde às críticas de que o modelo comportamental nãoadmite liberdade de escolha ao ser humano: A psicologia comportamental representa a tentativa mais bem-sucedida de adequar a psicologia ao modelo tradicional de ciência. Faz críticas a outras linhas justamente porque as demais não se encaixam perfeitamente nesse modelo de ciência, e recebe críticas dos que a julgam excessivamente rígida e presa a um modelo de ciência em extinção, baseado nasciências naturais.

O Segundo Movimento - Psicanálise A segunda força chama-se Psicanálise, criada por Sigmund Freud, por volta de 1900. A grande inovação trazida por Freud foi introduzir na psicologia a noção do inconsciente. Segundo a visão psicanalítica, a mente humana é composta por uma parte consciente e uma parte inconsciente. A parte consciente contém todos os conhecimentos e informações queutilizamos conscientemente. Nossos pensamentos, emoções conhecidas, memórias, reflexões e devaneios estão todos lá. Mas essa é apenas uma parte muito pequena da mente. A outra parte, o inconsciente, é muito maior que a parte consciente. Lá estão nossos instintos e impulsos primitivos e as coisas que não aceitamos sobre nós mesmos. Normalmente não temos acesso a essa parte, mas ela funciona e...
tracking img