Roteiro de estudos ppb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteiro de Estudos

1- O que é pensamento?
Pensamento ou cognação refere-se a todas as atividades que estão associadas a processamento, compreensão, recordação e comunicação.

2- O que são conceitos? Qual a sua finalidade?
Conceitos são agrupamentos mentais de objetos, eventos e pessoas semelhantes; conjunto de propriedades que gerenciamos a uma determinada classe. E nos permitem aprever informações que não são imediatamente percebidas.

3- Quais as estratégias de resolução de problemas?
As estratégias são: Tentativa e erro (funciona para poucas opções, leva muito tempo), Recuperação de informações (informações de soluções de um problema similar visto no passado), Algoritmos (procedimento passo a passo que garante a solução – fórmulas matemáticas), Heurística (Abordagempro aproximações, Não garante a resolução mas se aproxima dela, ex. teste de múltipla escolha – eliminar as obviamente incorretas), Insights (Nenhuma estratégia clara, a solução simplesmente vem a cabeça).

4- O que é Heurística da Representatividade?
Tomada de decisões com base em determinadas informações que se encaixam em nosso modelo do que seja um típico membro de uma categoria.5- O que é a Heurística da Disponibilidade?
Tomada de decisões com base na disponibilidade de informações em nossa memória.

6- Explique o Viés da Crença.
Tendência a aceitar mais facilmente conclusões que estejam de acordo com o que acreditamos.

7- O que é linguagem?
É um conjunto de símbolos que nos permite comunicar nossas ideias, pensamentos e sentimentos, através de palavrasfaladas, escritas ou sinalizadas. É uma capacidade exclusivamente humana. O que nos distingue de outros animais.

8- Explique:
A. Fonemas
São unidades de sons, conjunto básicos de sons.
Bat – b, a e t.
Chat – ch, a e t.
Depois de aprendidos os fonemas de uma língua, temos dificuldade em pronunciar os fonemas de outras línguas.
Th – Inglês
Não possuem significado inerente.

B.Morfemas
Combinações de fonemas para formação de palavras, prefixos (in- e pre-) e sufixos (ado- e –ndo),
Ado- Algo que aconteceu no passado – visitado, falado.
Pre- Algo que aconteceu antes de ou que é anterior a – pre-exist-ente.
* Menor unidade com significado.

C. Gramática
Regras para a estruturação de sentenças e seus significados.

9- O que é o balbucio?
Balbucio de sons:Ocorre aos 4 meses, os bebês identificam os sons da fala, NÃO é imitação da fala adulta; envolve vários tipos de sons, inclusive de outras línguas, bebês surdos também balbuciam.
Balbucio de sons característicos à sua língua: Ocorre aos 10 meses, Sons de fonemas que não pertencem à língua nativa do bebê desaparecem, passam a não discriminar sons que nunca ouviram.

10- Defina as teoriasabaixo:
A. Inteligências Múltiplas
A teoria das inteligências múltiplas foi proposta por Howard Gardner em 1983 para analisar e descrever melhor o conceito de inteligência. É uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação.

B. Teoria Triárquica da InteligênciaDesigna a nossa capacidade para, através da lógica e do raciocínio, resolver problemas e avaliar estratégias para resolver os problemas. É uma inteligência do tipo analítico. Designa a nossa capacidade para resolver novos problemas rapidamente. Resolver problemas de modo rápido e eficiente – pensamento convergente.   Designa a capacidade de adaptação ao contexto sociocultural, às circunstâncias emque os indivíduos vivem. Para Sternberg, uma compreensão adequada da inteligência implica a interação destas três dimensões. Sternberg não partilha da ideia de Gardner segundo a qual há várias inteligências separadas umas das outras. Para Sternberg, algumas das inteligências de Gardner são meramente talentos que as pessoas possuem de forma diferenciada. Considera que se deve dar importância aos...
tracking img