Roteiro de estudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios de Ciências Sociais.

1. (1 ponto) Leia com atenção os trechos a seguir. O primeiro pertence ao livro “Passaporte”, do escritor Fernando Bonassi, publicado pela editora Cosac & Naify, em 2001. O segundo faz parte do livro “Lições de sociologia”, de Émile Durkheim:

TEXTO 1:
063 homens caramujos
Uma família de quatro pessoas está morando num DKW, a um quarteirão da minha casa.Toda manhã os vejo. Duas crianças no banco da frente. Casal no banco de trás. Como devo ter olhado mais que o conveniente da curiosidade, o pai vem tomar satisfação. Assustado, respondo que é o carro... a casa, nem sei como chamar. A expressão do homem se suaviza. Diz que aquele maldito motor de dois tempos ainda lhe dá muita dor de cabeça; mas que um dia, olhando sua situação e a de um caramujo,tinha encontrado a solução pros seus problemas (cf. BONASSI, 2001).

TEXTO 2:
Há uma atividade interna que não é econômica ou mercantil: é a atividade moral. Essas forças que se desviam do exterior para o interior não são empregadas apenas para produzir o mais possível, para aumentar o bem-estar, mas para organizar, para moralizar a sociedade, para manter essa organização moral, para regular seudesenvolvimento progressivo. Não se trata simplesmente de multiplicar as trocas, mas de fazer com que elas se efetuem segundo regras mais justas; não se trata simplesmente de fazer de modo que cada um tenha à sua disposição uma alimentação rica, mas de fazer com que cada um seja tratado como merece, seja libertado de toda dependência injusta e humilhante, seja ligado aos outros e ao grupo sem nissoperder a sua personalidade. E o agente especialmente encarregado dessa atividade é o Estado (cf. DURKHEIM, 2002, p. 100).

Levando-se em conta o tom dos dois trechos (e as discussões feitas em sala de aula), leia atentamente as afirmações abaixo e, logo em seguida, assinale a alternativa mais adequada a eles:
I) A expressão “homem caramujo” é carregada de significados que remetem a umafamília privada de dignidade humana, mas também de grande esforço para reconstruí-la, tendo em vista que, simbolicamente, o carro foi convertido em casa (lar), espaço que define o lugar das pessoas no mundo e na sociedade.
II) O caráter moral da sociedade é garantido exclusivamente pelo mercado, ou seja, pelas atividades econômicas.
III) A diferença entre o narrador do texto e a família quereside em um DKW não chega a ser socialmente significativa. Tanto é que não desperta nenhum tipo de sentimento de distinção (ou constrangimento) entre eles.
IV) A expressão “homem caramujo” simboliza, literariamente, a ausência de autonomia dos indivíduos marcados por grande privação econômica, ou seja, são pessoas que ocupam posições sociais e econômicas que não lhes permitem desenvolversua individualidade, de acordo com as possibilidades históricas de uma dada sociedade.
V) O texto de Durkheim termina sendo uma crítica à literatura, na medida em que esta não nos permitiria refletir sobre a condição humana, tendo em vista que fica restrita ao campo da ficção, ao passo que a sociologia está no campo da realidade.

A alternativa correta é:

a) Todas as afirmações acimasão corretas.
b) Apenas as afirmações I e IV são corretas.
c) Apenas as afirmações IV e V são corretas.
d) Apenas a afirmação II é correta.
e) Apenas as afirmações II e III são corretas.

2. (1 ponto) Leia com atenção um trecho de entrevista veiculada pelo jornal Folha de S. Paulo, no dia 9 de agosto de 2009:

O aquecimento global vai fazer os pássaros do cerrado fugirem para oSudeste, em busca das temperaturas com as quais estavam acostumados. Mas não sobraram muitas áreas intocadas no novo destino. No lugar, há plantações imensas, cidades. Como nem os canaviais de Ribeirão Preto (SP) nem os prédios paulistanos são boas opções para os bichos, eles correrão para um lugar que não está preparado para recebê-los.
"O Sudeste é terrível para a sobrevivência desses bichos....
tracking img