Roteiro de estudo para a prova de historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Orientação de Estudo para a Prova de Trimestral de História
2 série do Ensino Médio – 2º trimestre de 2012

Caros alunos e caras alunas,
Neste semestre nós buscamos refletir sobre como vivemos ecomo podemos ser mais éticos e tolerantes no mundo contemporâneo.
Fizemos isso analisando documentos históricos (fontes primárias) e conhecendo a análise que muitos historiadores fizeram (fontessecundárias) sobre estes e outros documentos. Olhar o passado e construir uma história é uma operação de estranhamento e identificação: o outro – aquele que nos mobiliza e nos faz perceber como somos ecomo não somos – , neste caso, está representado na própria História e no fazer dos homens e mulheres de um outro tempo.
Este “tempo” – selecionado - neste semestre foi o período da Belle Époque, umintervalo que circunscrevemos entre os anos de 1870 e 1914. Para este período decidi que deveríamos rever como aquelas sociedades entendiam seu mundo e agiam sobre ele. Nesse sentido, focamos em umadas noções mais caras àquelas pessoas: a noção de evolução; este é um conceito chave para a compreensão do período.
Para fazer essa discussão, trouxe para os nossos encontros textos queproblematizassem essa questão: a Chimamanda Adiche e o Irving Zeitlin, que discutem a noção de conhecimento , foram importantes para que começássemos a problematizar as noções de “verdade” e “conhecimento” que sedesenvolveram no século XIX, tornaram-se hegemônicas na Belle Époque e repercutem de maneira decisiva até os nosso dias(!).
Minhas reflexões partem de outros debates que são feitos na Academia arespeito da tecnologia e da necessidade de politizarmos o debate em torno dela: até que ponto estamos evoluindo? Até que ponto a tecnologia é uma conquista positiva à humanidade? Evidentemente elatrouxe benefícios inegáveis, tornando tarefas árduas em operações simples e levando a muitas pessoas produtos antes exclusivos a uma pequena parcela da população. No entanto, sabemos que não é só isso...
tracking img