Roteiro de Estudo Dirigido_francis woff

722 palavras 3 páginas
Universidade de Brasília - Faculdade de Educação
Departamento de Teoria e Fundamentos
Professora: Ana Tereza Reis da Silva
Disciplina: Fundamentos da Educação Ambiental
Aluno:

Estudo Dirigido

1) Indique a tese principal de cada texto;

- A concepção antiga: neste capítulo é abordado como tese principal a questão do homem como parte da natureza definido como "um ser vivo ,zôon, mas que evoca de maneira mais abrangente aquele que tem vida,zôè" e que se diferencia dos resto dos seres vivos por diferenças específicas.

- A concepção clássica : neste capítulo é abordado como tese principal o homem como um ser existente e pensante que é constituído por duas substâncias: alma e corpo. O homem não é visto como um animal ou pertencente a natureza.

- O homem das "ciências humanas" : neste capítulo é abordado como tese principal o homem como um ser que não pode dar conta do que ele é, e nem do que ele faz, cuja a natureza própria consiste em opor à natureza fora dele.

- O homem, ser natural entre outros: neste capítulo é abordado como tese principal o homem como um ser natural evolucionista como todos os outros, é um animal,nem mais nem menos,não possuindo essência fixa ou universal, porém isso não elimina a ocorrência de traços propriamente humanos.

2) Relacione os principais argumentos de cada texto;

- A concepção antiga: - a tese de o homem ser parte da natureza e esta dentro de um tipo de conjunto é justificada pelo fato da lógica aristotélica ser de inclusão de classes e para poder pensar, é preciso categorizar as coisas, situá-las dentro de classes com todas que contém a mesma identidade natural e incluir essas classes em outras mais extensivas e assim por diante. As diferenças especificas mencionada na tese remete a características propriamente humanas como a capacidade de formular enunciados com estruturas predicativas e de viver politicamente para "viver bem" ; isto é: para ser feliz.

- A concepção clássica : - os fragmentos

Relacionados