Roteiro de estudo de citologia- mitose e meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO DE ESTUDOS
01 – Quais as fases e principais características de cada fase da mitose?
Breve introdução do ciclo celular: Uma célula dá origem a duas outras com o mesmo número de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão realizado quando há reprodução assexuada. De acordo com o numero de cromossomos, as células podem ser diploides ou haploides. As células diploides possuem paresde cromossomos homólogos (2n) e as células haploides possuem apenas um dos cromossomos de cada par de homólogos (n). Os cromossomos homólogos possuem genes relacionados aos mesmos caracteres, podendo sofrer crossing-over. Cada espécie de ser vivo possui um número especifico de cromossomos, a espécie humana apresenta 46 cromossomos nas células somáticas, distribuídos em 23 pares de cromossomos. Naformação de gametas, uma célula inicial diploide com 46 cromossomos sofre meiose e origina quatro células com metade do numero de cromossomos da célula inicial, isto é, 23 cromossomos cada uma. CICLO CELULAR
Uma célula não está permanentemente se dividindo. A maior parte da vida da célula é representada pelo período entre uma divisão e outra, que é a interfase.
INTERFASE
Fase G1 – cadacromossomo contém uma só molécula de DNA, falando-se em uma só cromátide. As células porém estão em intensa atividade, sintetizando os componentes que irão constituir as células filhas.
Fase S – ocorre duplicação do DNA de cada cromossomo. A duplicação é semiconservativa, mas as células filhas não se separam completamente e cada cromossomo passa a ser formado por duas cromátides idênticas que ficamunidas por centrômeros.
Fase G2 – síntese do DNA já se completou. Na região do centrômero de cada cromátide-irmã surge o cinetócoro. O centrossomo (formação, onde os microtúbulos se organizam) e os centríolos se duplicam.
MITOSE
PRÓFASE – cada cromossomo formado por duas cromátides-irmãs começa a se condensar e a carioteca se degenera. Os nucléolos vão se tornando menos evidentes, atédesaparecerem. Arranjo dos microtúbulos, algumas fibras do centrossomo crescem determinando o afastamento dos centros celulares, indo cada um para um dos polos da célula.
METÁFASE – começa logo após a ruptura da carioteca. Alguns microtúbulos das fibras polares unem-se aos cinetócoros, possibilitando o deslocamento dos cromossomos em direção a região equatorial da célula, formando a placa equatorial. oconjunto de fibras é o fuso mitótico. Os cromossomos são bem visíveis pois atingem o máximo de condensação.
ANÁFASE – separação dos centrômeros, permitindo a separação completa das duas cromátides-irmãs de cada cromossomo. Os cromossomos-irmãos são puxados pelas fibras do fuso pelos polos opostos da célula. As fibras sofrem despolimerização na região do cinetócoro, havendo diminuição do comprimentodo microtúbulo. Cada polo da célula recebe o mesmo material cromossômico da célula inicial.
TELÓFASE – os cromossomos sofrem descondensação; os cinetócoros e as fibras desaparecem; a carioteca e o nucléolo (organiza os ribossomos) são reorganizados. Ocorre a CITOCINESE.

02 - Quais as fases e principais características de cada fase da meiose?
A meiose I é reducional e a meiose II é equacional(numero de cromossomos mantido).
MEIOSE I
PRÓFASE – cada um dos cromossomos já está formado por duas cromátides-irmãs unidas pelos seus respectivos centrômeros. Ocorre a condensação dos cromossomos. Os cromossomos homólogos duplicados emparelham-se, podendo notar que cada par de cromossomos homólogos apresenta quatro cromátides e pode ocorrer crossing-over (quiasmas).
METÁFASE I – oscromossomos e algumas fibras polares que após o rompimento da carioteca passaram a ocupara a região do núcleo, se associam ao cinetócoro e ocupam a região equatorial. Os cromossomos emparelhados permanecem dispostos no equador da célula e atingem o máximo de condensação e os quiasmas mantém as cromátides homologas unidas.
ANÁFASE I – deslocamento dos cromossomos para os polos opostos da célula. O par...
tracking img