Roteiro de aulas praticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE BIOLOGIA DEPTO. DE MORFOLOGIA DISCIPLINAS DE HISTOLOGIA

HISTOLOGIA I
ROTEIRO DAS AULAS PRÁTICAS

PELOTAS, 2012.

ÍNDICE

MICROSCOPIA DE LUZ OU ÓPTICA USO DO MICROSCÓPIO ÓPTICO - FOCALIZAÇÃO CUIDADOS IMPORTANTES PARA COM O MICROSCÓPIO FUNCIONAMENTO DO MICROSCÓPIO PARTES DO MICROSCÓPIO ÓPTICO TÉCNICA PARA OBTENÇÃO DE LÂMINAS TECIDO EPITELIALDE REVESTIMENTO TEC. EPITELIAL GLANDULAR TEC. CONJUNTIVOS TEC. ADIPOSO TEC. CARTILAGINOSO TEC. ÓSSEO OSSIFICAÇÃO SANGUE TEC. NERVOSO TEC. MUSCULAR

3 4 4 5 7 8 13 15 17 19 20 21 22 23 24 26

2

MICROSCOPIA DE LUZ OU ÓPTICA

O microscópio de luz é o mais comum e o mais utilizado nas técnicas rotineiras de laboratório. A maioria dos microscópios ópticos fornece um aumento de 1.000 vezes eatravés dele é possível observar estruturas de até 100 nm. As medidas mais utilizadas na microscopia é o μm (1mm/1000) e o nm (1μm/1000). É importante ressaltar que para uma boa imagem, além do aumento é necessária a nitidez da imagem, ou seja, a capacidade de observar estruturas individualizadas. A olho nu é possível observar estruturas individualizadas se elas tiverem, entre si, no mínimo 100 μmde distância e no microscópio de luz, 0,2 μm de distância. Tanto o aumento de imagem quanto a nitidez são fornecidos pelo conjunto de lentes, a ocular e a objetiva. Além do conjunto de lentes, o microscópio possui vários componentes que dão o suporte mecânico e a iluminação. Os principais constituintes dos microscópios são: 1- Pé ou base – sustenta todas demais peças 2- Braço – liga a base à partesuperior do microscópio 3- Platina ou Mesa – recebe o material (lâmina) para a análise. 4- Charriot – dispositivo que prende e movimenta a lâmina sobre a platina. 5- Parafusos do charriot – localizam-se abaixo da platina, e servem para movimentar o charriot. 6- Cabeçote, tubo ou canhão – suporta os tubos onde se localizam as oculares, a escala de ajuste de dioptrias e a da distância interpupilar.7- Revólver - disco que suporta as lentes objetivas. 8- Macrométrico - permite grandes avanços ou recuos da platina em relação à objetiva. 9- Micrométrico - permite pequenos avanços ou recuos da platina em relação à objetiva. 10- Oculares - lentes de aumento que se localizam próximas aos olhos do observador. 11- Objetivas - lentes de aumento que estão presas no revolver, próximas ao objeto deestudo (lâminas histológicas). Geralmente são de vários aumentos (4X, 10X, 40X, 100X).
Observação: Explicação dos dados de uma objetiva de 100: 100 (aumento de 100 vezes) 1.25 (abertura numérica) 160 (extensão máxima do tubo para focalização) 0.17 (espessura máxima da lamínula que pode ser utilizada) oil (deve utilizar óleo de imersão).

12- Condensador – lente que concentra o feixe luminoso emdireção ao objeto (lâmina histológica). 13- Diafragma – controla mecanicamente a entrada de luz para o condensador. 14- Filtro – converte a luz de halogênio em luz branca. 15- Fonte de luz – lâmpada halógena. 16- Seletor de intensidade luminosa – regula a intensidade da luz.

3

USO DO MICROSCÓPIO ÓPTICO - FOCALIZAÇÃO

Para focalizar um material sobre uma lâmina histológica é necessário seguiras seguintes regras:

1) Verificar se a objetiva de menor aumento está encaixada, se necessário utilizar o revolver para encaixá-la; 2) Verificar se a platina está abaixada, se necessário utilizar o macrométrico para abaixar; 3) Verificar se o condensador está na posição mais elevada; 4) Verificar se o diafragma está totalmente aberto; 5) Colocar a lâmina entre as presilhas do charriot, naplatina, verificando se a lamínula está voltada para cima; 6) Centralizar o material da lâmina no foco de luz; 7) Levantar a platina utilizando o parafuso macrométrico até visualizar o material e utilizar o micrométrico para pequenos ajustes de foco; 8) Movimentar o charriot através de seus parafusos, fazendo a análise do corte histológico; 9) Quando for necessário utilizar um aumento maior,...
tracking img