Roteiro Aula Practica Laboratorio Destil 2015

1717 palavras 7 páginas
Escola Superior de Tecnologia – EST
Curso de Engenharia Química

TÍTULO: DESTILAÇÃO DESCONTÍNUA EM BATELADA
01.

OBJETIVOS

Que os alunos:
1. Encontrem os valores de XDmédio, XF, XW.
2. Efectuem cálculos de balanço de Massa e comprovem os valores experimentais de composição e fluxos de destilado e resíduo, com os obtidos pelas equações que descrevem o processo.
3. Determinem a razão de refluxo com que opera a coluna conhecendo o número de pratos e aplicando o método do Mc Cabe - Thiele.

02.

INTRODUÇÃO

Uma das operações de transferência de massa mais utilizada na indústria química é a destilação, que é o processo de separação baseado nas diferenças de volatilidades dos seus constituintes. Nesse processo, a fase vapor entra em contato com a fase líquida, e então há transferência de massa do líquido para o vapor e do vapor para o líquido (Foust et al., 1982). O equipamento utilizado nesta operação é conhecido como torre ou coluna de destilação, muito viável para a indústria por ter como uma das principais vantagens não ser necessário adicionar nenhum outro componente para que se faça a separação, já que o calor é agente separador. DESTILAÇÃO DESCONTÍNUA EM BATELADA
Esse método é usado, em sua maioria, quando a quantidade de material a ser processado é pequena. O aparelho deve ser versátil e na maioria das vezes é uma coluna já montada, com um número de estágios de equilíbrio já conhecidos.
A partir disso, para se atingir a pureza desejada é preciso determinar a razão de refluxo conveniente.
Nesta destilação, a quantidade original de carga é F (alimentado) e a sua composição é XF; a quantidade de destilado é D e a sua composição é XD;o líquido restante no balão é W e a sua composição é XW. Em qualquer momento deste processo se cumpre o balanço de massa e as equações básicas seguintes.

Escola Superior de Tecnologia – EST
Curso de Engenharia Química

F  D W

…1

F ZF  DX D  W x W

…2

F ZF  W x W
XD 
FW

…3

Donde F, D y W son las cantidades (en unidades

Relacionados