Roteiro AS BASES TE RICAS E FILOS FICAS DAS ABORDAGENS COGNITIVO COMPORTAMENTAIS

925 palavras 4 páginas
AS BASES TEÓRICAS E FILOSÓFICAS DAS ABORDAGENS COGNITIVO COMPORTAMENTAIS

O avanço das ciências físicas e biológicas ocorrido no século XIX, cujas características marcantes foram a experimentação e os métodos objetivos de investigação, contribui fortemente para o surgimento das bases empíricas das abordagens cognitivo comportamentais.
Nessa época: a física se desenvolvia com o avanço das teorias que permitiam maior compreensão da matéria; a biologia estava progredindo na descoberta da etiologia de determinadas doenças e tratameno destas; os estudos de darwin, que defendiam uma continuidade entre a espécie humana e a dos animais, incentivaram a investigação do comportamento animal para o entendimento do comportamento humano.
Os esudos com condicionamento se originaram primeiramente entre o investigadores russos, que começaram a aplicar os métodos objetivos da fisiologia aos problemas da psicologia. O mais conhecido foi Ivan Pavlov (1849-1936), que realizou várias experiências com cães, a partir das quais deu origem à teoria dos reflexos condicionados.
Os estudos dos investigadores russos passaram a influenciar os pesquisadores norte-americanos e, no final do século XIX, surgiu a psicologia experimental animal, que forneceu as bases para ouro modelo de condicionamento, conhecido como condicionamento operante, desenvolvido a partir de observações feitas por Thorndike.
Lei do efeito (Thorndike): dentre as várias respostas emitidas em uma mesma situação, aquela que é seguida de satisfação do desejo do animal será a mais fortemente conectada com a situação. (experi~encia com gatos).
Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) amplou os estudos de Thorndike definindo o reforço como um estímulo que aumenta a probabilidade de ocorrência da resposta.
A psicologia experimental animal, surgida no final do século XIX, deu origem ao behaviorismo, que representou uma revolução metodológica, na medida em que e propunha a estabelecer as bases científicas da psicologia.

OS

Relacionados