Roteirização de transportes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A roteirização de transporte é uma nova tendência necessária para realizarmos entrega/coleta de forma sistematizada. Ou seja, através da utilização de softwares integrados consegue-se estabelecer umasequência otimizada destas entregas, visando satisfazer as necessidades dos clientes finais.

Segundo Ballou (2001) a logística envolve todas as operações relacionadas com planejamento e controlede produção, movimentação de materiais, embalagem, armazenagem e expedição, distribuição física, transporte e sistemas de comunicação que, realizadas de modo sincronizado, podem fazer com que asempresas agreguem valor aos serviços oferecidos aos clientes e também oportunizando um diferencial competitivo perante a concorrência.

Se a logística é tão importante, porque ocorrem falhas que muitasvezes acarretam até na perda de grandes clientes.

Os principais problemas que existem são: a demora na entrega de produtos, produtos com defeitos devido o mau acondicionamento da carga, demora noprocesso de expedição, aliado a isso existem também os problemas de estruturas para o escoamento da produção, tais como: falta de rodovias com excelentes níveis de qualidade, falta de área de descansopara motorista, frete baixo, risco iminente de roubos e assaltos, etc. Basicamente, temos uma série de fatores que contribuem direta e indiretamente na falha de todo processo logístico deentrega/coleta.

Mas o que fazer? Uma das opções mais viáveis é utilizar a Roteirização de transportes.

Porque é um método de busca, da melhor sequência de visitas a um determinado número de clientes, nointerior de uma zona de coleta ou distribuição, ou seja, sequência otimizada de entrega e coleta de produtos, utilizando um software de roteirização específico para este fim.

Com a roteirizaçãoconsegue-se:
- Redução de distância para realizar tarefas;
- Reduzir o tempo para realizar tarefas;
- Dimensionar a carga e a frota;
- Racionalizar o uso da mão-de-obra, etc.
- Controle amplo e...
tracking img