Roteadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1
Introdução
Este capítulo apresenta o roteador, abordando seus componentes e seus jargões comuns e as formas de acesso. Apresentará também o Cisco Internetworking Operating System (Cisco IOS), a Command Line Interface (CLI) e a ajuda dessa interface. A última parte deste capítulo apresentará um cenário-alvo, com o objetivo de fornecer ao leitor todas as ferramentas necessárias paraconfigurar esse cenário a partir do zero, apresentando para isso todos os comandos e conceitos essenciais e suficientes sobre roteadores Cisco.

1.1 O que é o roteador
Existem inúmeras definições para o termo roteador. Apresentaremos algumas definições extraídas de documentos conhecidos como Request For Comments (RFCs). Segundo o Internet Security Glossary (RFC2828), “roteador é um computador quetrabalha como um gateway entre duas redes na camada 3 do modelo de referência OSI e que encaminha e direciona pacotes de dados entre redes”. Gateway, por sua vez, é um mecanismo que trabalha com uma ou mais redes que tem habilita computadores de uma rede se comunicarem com computadores da outra rede; um sistema intermediário que é a interface entre duas redes de computadores. Eles podem atuar nacamada 3 (roteadores) ou na camada 7 (Proxy Server) do modelo OSI. O Internet Users´ Glossary (RFC1983) define roteador como sendo um “dispositivo que encaminha tráfego entre redes. A decisão de encaminhamento é baseada na informação da camada de rede e tabelas de roteamento freqüentemente construídas por protocolos de roteamento”. Uma outra definição é dada pelo Glossary of Networking Terms(RFC1208). Segundo essa RFC, um roteador é um sistema responsável por tomar decisões sobre que diversos caminhos disponíveis na rede o tráfego de dados deverá seguir. Para fazer isso, o roteador usa um protocolo de roteamento para obter informações sobre a rede e algoritmos para escolher a melhor rota, com base em diversos critérios conhecidos como métricas de roteamento. Na terminologia OSI, umroteador é “um sistema intermediário da camada de rede.”

13

Roteadores Cisco • Guia Básico de Configuração e Operação
Como podemos notar, as definições anteriores, embora apresentem algumas especificidades, convergem para uma definição comum: o roteador é um computador como qualquer outro, porém é um computador especialista. A especialidade do roteador é encaminhar ou direcionar pacotes entreredes diferentes, permitindo a interconectividade e a interoperabilidade de sistemas. A interconectividade permite que equipamentos em redes diferentes possam se comunicar entre si. A interoperabilidade permite que equipamentos que utilizem protocolos diferentes se comuniquem entre si.

1.2 Componentes do roteador
Como o roteador é um computador como qualquer outro, ele possui todos oscomponentes que um computador deve ter: CPU, memória primária, memória secundária, barramentos, sistema operacional e interfaces de entrada e saída. A figura 1.1 ilustra os principais componentes de um roteaor.

Figura 1.1 – Componentes internos do roteador.
A maioria dos roteadores Cisco utiliza processadores RISC, otimizando o desempenho de seus equipamentos. A CPU (Central Processing Unit) éresponsável por executar instruções no sistema operacional. Algumas dessas funções são a inicialização do sistema, o roteamento de pacotes e o controle de interfaces de rede. Alguns modelos de roteadores podem ter mais de um processador.

14

Capítulo 1 • Introdução
A memória primária, conhecida como RAM (Random Access Memory) ou DRAM (Dynamic RAM), como em qualquer computador, é a memória de trabalhodo roteador. É nessa memória que o roteador manterá suas tabelas de roteamento, tabelas ARP, filas ou buffers de pacotes, o arquivo de configuração atual, além do próprio sistema operacional e seus subsistemas. No roteador, a memória RAM é dividida logicamente em memória principal de processamento e memória compartilhada de entrada e saída. A memória compartilhada de entrada e saída é...
tracking img