Rotatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.DESENVOLVIMENTO
2.1 A ONDA

O filme A onda conta a história de um professor colegial alemão, que passava a seus alunos fatos ocorrido durante a segunda Guerra mundial, quando os alemães massacraram milhares de pessoas através do exercito de Hitler. Em certo momento da aula os alunos questionaram este professor sobre o absurdo que foram aqueles massacres e porque a sociedade na época não sepronunciou e não lutou contra aquilo. Sem saber responder no momento, o professor se recolheu em sua casa e pensou numa forma de demonstrar aos alunos tudo oque se passou durante aquele período.
Chegando a sala de aula no dia seguinte o professor passou a criar um grupo, o qual recebeu o nome de “A ONDA”, o professor sugeriu também uma saudação para os membros do grupo, cuja qual seria reconhecidapor qualquer membro deste grupo. A partir disso todos os alunos daquela classe receberam o mesmo treinamento e passaram a fazer parte de “a onda”. Foram criadas também algumas regras, onde havia uma maneira específica que os alunos deveriam utilizar para se dirigir ao professor, que a partir daquele momento passou a ser o líder do grupo. Questionamentos sobre o processo não era permitido, e asrespostas aos questionamentos do líder deveriam ser rápidas e diretas.
Com o passar dos dias “a onda” foi tomando proporções maiores, mais membros aderiram ao grupo, pessoas que antes estavam isoladas ou excluídas passaram a fazer parte de um mesmo grupo, inclusive melhorando sua autoestima. Alguns passaram a ser seguidores extremos de seu líder (o professor). Gritos de guerra foram criados e eramusados, a saudação criada era utilizada em todos os lugares onde membros de “a onda” se encontrassem, faixas e cartazes eram utilizados para expressar a presença do grupo no colégio. Todos os membros do grupo eram iguais perante si as decisões tomadas e as orientações repassadas pelo líder eram cumpridas a risca pelos membros.
Porém certo dia uma aluna passou a se sentir desconfortável com talsituação, ela percebera que todos estavam sendo manipulados pelo professor, ninguém mais tinha vontade própria, ninguém tinha opinião sobre os fatos e acontecimentos, o ritmo era ditado pela onda, pessoas estavam brigando para defender os interesses do grupo e a situação estava fora de controle.
Ao tentar expor tal situação a alguns membros do grupo esta aluna não foi ouvida, todos estavam tãoentusiasmados com as “mudanças” que “a Onda” estava provocando em suas vidas que não perceberam que tudo que estava acontecendo com eles era o que Hitler havia feito para formar seu exercito.
O professor foi procurado várias vezes por alguns alunos que acreditavam que a situação estava fora de controle, porém deixou que todos chegassem ao limite da (in) tolerância, para agir. Convocou então umareunião com todos os membros ativos da onda, colocou guardas nas portas do auditório e deu ordens para que nenhuma pessoa de fora do grupo entrasse no local. Alegou que receberiam um pronunciamento de seu líder maior, com o direcionamento para a nova postura do grupo.
Quando todos estavam no local ansiosos pelo pronunciamento, ele se colocou no palco e observou pacientemente a posição dos alunos.Passado algum tempo sem nada acontecer, os alunos passaram a ficar impacientes, questionando a demora, foi então que se deram conta de que ninguém iria se pronunciar, que não havia líder e muito menos alinhamento. Todos ficaram completamente desolados, haviam passado dias trabalhando e crendo em algo que não existia.
Mas havia uma finalidade com aquilo tudo, o professor quis mostrar como a sociedadefoi manipulada para crer que as atitudes dos nasistas fossem consideradas normais, para que a perseguição fosse algo normal contra aqueles que não faziam parte do grupo dominante, como Hitler formou um exercito gigantesco e fiel ao seu propósito, usando apenas a força intelectual e a capacidade de liderança. Mostrou como se construiu um ciclo de fidelidade entre os membros do grupo a ponto de...
tracking img