Rotatividade de pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 76 (18928 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM ADMINISTRAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

TEREZINHA APARECIDA KUNTZ

ROTATIVIDADE DE PESSOAL

Xaxim/SC
2007

TEREZINHA APARECIDA KUNTZ

ROTATIVIDADE DE PESSOAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção dotítulo de Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas.

Profª. Orientadora: Monica Maria Silva
Tutor Eletrônico: Aldo Borghesi Neto

Xaxim/SC

2007

TEREZINHA APARECIDA KUNTZ

ROTATIVIDADE DE PESSOAL

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, relatório Final do Estágio aprovado, como requisito parcial para a obtençãodo grau de Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, com nota final igual a _____, conferida pela Banca Examinadora formada pelos professores:

Xaxim, ____de Novembro de 2007.

Tutor Orientador:_____________________________________________

Professor Orientador:_____________________________________________

AGRADECIMENTONa conclusão deste trabalho, é importante lembrar das pessoas que direta ou indiretamente colaboraram para sua realização:
Ao meu esposo Valdir, à minha filha Taíse e ao meu genro Flávio, pela compreensão e horas de ausência.
À minha mãe Dozolina pela dedicação e exemplo de vida. E ao meu pai Luiz IN MEMORIAN.
Aos professores e direção doCurso Superior de Tecnologia em Administração de Pequenas e Médias Empresas, em especial à professora Vaine Mattiello pelas sugestões e paciência. Aos meus colegas de sala pelo incentivo, simpatia, receptividade, ajuda mútua, colaboração e moderação ao longo do curso.
Agradeço a colaboração quanto ao estágio e informações por parte do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação deMercadorias em Geral de Chapecó/SC, aos colegas Mara, Sérgio, Airton, Antenor e em especialmente ao Presidente Sr. Oneide pela paciência e acuidade.

À todos, obrigado.

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.
Chico Xavier

KUNTZ,Terezinha Aparecida. Rotatividade de Pessoal. Xaxim, 2007. 78 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Administração de Pequenas e Médias Empresas) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Xaxim, 2007.

RESUMO

Este trabalho teve por objetivo principal estudar o uso do trabalho do movimentador de mercadorias como estratégia na produçãonas empresas, em face de novos modelos de gestão. Num primeiro momento, fez-se um estudo analítico sobre o tema, através de uma revisão histórica e conceitual e sua inserção dentro de uma visão estratégica que devido ao mercado cada vez mais globalizado, as empresas buscam constantemente novos desafios competitivos. Num segundo momento analisa-se o trabalhador avulso, movimentador de mercadorias,motivo que levam as empresas a flexibilizar estes serviços, através da redução dos custos e a transparência da responsabilidade do trabalhador para o sindicato. Através de questionário, procurou-se mostrar o motivo da rotatividade de pessoal / Turnover, ocorridos entre os associados do SITRAMMEC. Finalizando foi projetado os benefícios do trabalhador sindicalizado para os trabalhadores nãosindicalizados, e para concluir citamos as vantagens geradas ao trabalhador através de uma organização, de uma Entidade Sindical em que ele é filiado.

Palavras-chave: Estratégica. Desafio. Redução de custos. Benefício. Sindicalizado.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social
SM – Salário Mínimo
SITRAMMEC – Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de...
tracking img