Rotatividade de pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1142 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTATIVIDADE DE PESSOAL

RESUMO

Neste trabalho o objetivo é apresentar algumas causas da rotatividade de pessoal nas empresas, os custos gerados para organização com as admissões e os desligamentos de funcionários, e como a rotatividade interfere no ambiente de trabalho e na imagem da organização. Foi realizada uma pesquisa, através de artigos feitos sobre a rotatividade nas empresas. Oresultado indica que o papel do profissional da área de gestão de pessoas é muito importante dentro da organização, pois o objetivo da administração de gestão de pessoas é identificar as causas e promover ações de melhoria para manter ou reduzir um baixo índice de rotatividade de pessoal. Concluí- se que a rotatividade excedente ou desnecessária é bastante onerosa para a organização e precisa seranalisada em profundidade, porém certa rotatividade de pessoal é inevitável e pode ser até saudável para organização. A área de gestão de pessoas deve manter um olhar investigatório para esta questão, sempre avaliando os efeitos da rotatividade dentro da organização.


Palavras-chave: Rotatividade. Admissão de pessoal. Demissão de pessoal.1 INTRODUÇÃO

A aquisição e a manutenção de vantagens competitivas no atual ambiente de mudanças constantes têm obrigado as empresas a uma revisão dos seus parâmetros de gestão. A principal questão reside no fato de que deve haver consciência de que a participação e o envolvimento das pessoas com os objetivos organizacionais representam um referencial competitivo e estratégico.Como afirma Chiavenato (1997), a rotatividade de pessoas em uma organização pode ser causada por vários fatores. Considerando esse aspecto, o trabalho em questão pretende apresentar algumas das causas da rotatividade nas empresas, os custos que os desligamentos e as admissões geram para organização, e o papel importante da gestão de pessoas na organização.

2 ROTATIVIDADE

Rotatividade é arelação entre as admissões e os desligamentos de profissionais ocorridos de forma voluntária ou involuntária, em um determinado período. A rotatividade assume grande importância na dinâmica das organizações, ela é expressa por um índice usado para gerar dados de acompanhamento e comparações, destinadas a desenvolver diagnóstico, seja para promover providências, seja ainda em caráter preventivo.A critério da empresa os índices de rotatividade podem ter a sua periodicidade definida por mês, período, ano, etc. A gestão da rotatividade preserva o capital intelectual, o ambiente e a imagem da empresa.

Atualmente com maior investimento das organizações em áreas de recursos humanos e gestão de pessoas, têm sido freqüente a avaliação das principais causas que levam os funcionários a saíremde uma empresa e também quais os fatores que levam a instituição a demití-lo.

2.1 ALGUMAS CAUSAS DA ROTATIVIDADE

• Ofertas mais atraente por outras empresas;
• Instabilidade econômica;
• Ambiente e imagem organizacional;
• Insatisfação quanto à política salarial da organização;
• Política de benefícios insuficiente;
• O tipo de supervisão exercido sobre o pessoal;
• Falta depolítica e estratégias para o crescimento, aprendizagem e carreira;
• As condições de trabalho da organização;
• Rotina sem desafios;
• A cultura organizacional da empresa;
• Falta de reconhecimento;
• Entre outros.

Estas informações geralmente são obtidas por meio de avaliação e mapeamento de:

2.2 ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO

Serve para detectar a satisfação e a opinião do ex-funcionário com relação à conduta da empresa, ao relacionamento com os colegas, às políticas de remuneração para saber onde é possível melhorar, além de descobrir qual é a imagem que ele levará da empresa para o mercado.

2.3 PESQUISA DE CLIMA

É uma ferramenta com a finalidade de identificar a percepção coletiva dos seus funcionários, quanto aos fatores que afetam o nível de sua...
tracking img