Rotas secretoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rotas Secretoras

O tráfego vesicular não ocorre somente no interior da célula. Ele se estende para e a partir da membrana plasmática. Proteínas recém sintetizadas, lipídios e carboidratos sãodistribuídos do RE, via aparelho de Golgi, para a superfície celular e pelas vesículas de transporte que se fundem à membrana plasmática por exocitose.

Exocitose
Mecanismo que envolve a eliminação demateriais.

As rotas de exocitose regulada e constitutiva

As duas rotas divergem na rede de trans Golgi. Muitas proteínas solúveis são continuamente secretadas da célula por uma rota secretoraconstitutiva, que opera em todas as células.
Regulada: As proteínas selecionadas da rede de trans Golgi são distribuídas em vesículas secretoras, onde são concentradas e estocadas até que um sinalextracelular estimule a sua secreção.
A maior parte das proteínas é modificada covalentemente no RE
Muitas proteínas que entram no lúmen do RE ou na membrana do RE são convertidas em glicoproteínaspela ligação covalente de cadeias laterais curtas de oligossacarídios (glicosilação)
Os oligossacarídios dependendo da proteína pode ter a função de proteger a proteína de degradação, retê-la no RE atéque seja dobrada ou servir como um sinal de transporte para o empacotamento da proteína em vesículas adequadas de transporte.

Para que as proteínas possam chegar a esses destinos, é necessário osistema de sinais específicos. Tais sinais são encontrados nas mesmas moléculas proteícas que consistem em uma ou várias sequências de alguns poucos aminoácidos, peptídeos sinalizadores e sinais deancoragem.
Segundo o destino da proteína que surge do ribossomo, essas sequências se localizam na extremidade amina, na extremidade carboxila ou e um ou mais pontos intermediários da cadeia protéica.Chaperonas

Ajudam as proteínas a se dobrarem de forma oportuna e adequada.

Proteossomo: complexo enzimático que degrada proteína quando ela se dobrou mal, foi danificada ou concluiu sua...
tracking img