Rotas Alternativas para Detecção e Aumento da Resiliência à Intrusão Distribuída em RSSF

625 palavras 3 páginas
Rotas Alternativas para Detecção e Aumento da Resiliência à Intrusão Distribuída em RSSF

Oliveira, S.; Wong, H. Chi; Nogueira, J. Marcos; Paula, Wellington. Rotas Alternativas para Detecção e Aumento da Resiliência à Intrusão Distribuída em RSSF; Disponível em acesso em 12.set.2012.

Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) são redes ad hoc que permitem inúmeros tipos de aplicações, incluindo o monitoramento de regiões críticas ou remotas. Algumas características da rede como, ambiente hostil, baixo poder de processamento dos nós e comunicação sem fio, tornam essas redes muito mais vulneráveis a intrusão.
Os autores desse trabalho propõem o uso de rotas múltiplas, com alternância no envio de informações, para facilitar a detecção de nós intrusos, visto que oferece uma opção a mais para o nó. Essas rotas múltiplas de acordo com o trabalho podem ser usadas de forma redundante (que aumentam a tolerância a falhas, porém aumentam o consumo de energia), ou de forma alternada (que mantem o consumo de energia bem próximo daquele verificado sem os mecanismos propostos), que é a forma usada neste trabalho.
Este trabalho foi desenvolvido de forma que todos os nós desempenham funções semelhantes. O nó usado como referência é o nó Berkeley Mica2 Motes, desenvolvido na Universidade de Berkeley [Crossbow, 2004].
Foram abordos alguns tipos de ataques do tipo negação de serviço que torna a rede indisponível indefinidamente ou durante um determinado período de tempo. Alguns desses ataques são: Buraco Negro (Black Hole), Reenvio Seletivo (Selective Forward), Direção Falsa (Misdirection), Buraco de Verme (Worm Hole), Inundação de Atualização de Rotas (Hello Flood). O ataque conhecido como Buraco Negro é o alvo de estudo desse trabalho.
O trabalho apresenta uma comparação entre rotas múltiplas disjuntas e entrelaçadas, assim, vários algoritmos de roteamento foram propostos para RSSF que são justificados em função do tipo de rede e do tipo de aplicação. O algoritmo de

Relacionados

  • Rotas Alternativas para Detecção e Aumento da Resiliência à Intrusão Distribuída em RSSF
    7310 palavras | 30 páginas