Rota da seda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A Rota da Seda, elo de ligação entre o Ocidente e o Oriente na antiguidade, cultivou uma civilização antiga e deixou um acervo de tesouros multicolores e invenções cheios da sabedoria de nossos ancestrais. Deixou ainda muitos mistérios à espera de exploração e descoberta.
A Rota da Seda, elo de ligação entre as civilizações antigas da Ásia, Europa e África, contribuiupara o intercâmbio inter-continentais. Ao longo de seu caminho, está grande número de relíquias que transmitem até hoje uma sinfonia colorida ultrapassando as fronteiras e a diferença entre as etnias.
Eram transpostas por caravanas eembarcações oceânicas que ligavam comercialmente o Extremo Oriente e aEuropa, provavelmente estabelecidas a partir do oitavo milénio a.C.
ROTA DA SEDAA via comercial terrestre que ligava a China ao Mar Mediterrâneo, conhecida como Rota da Seda, foi muito utilizada desde os primeiros séculos da nossa era até ao início da Idade Moderna.
Tendo começado a exportar seda para a Índia por terra por volta de 600 a. C. e para o Próximo Oriente em 114 a. C., a China procurou sempre manter o monopólio do comércio, tentando nunca perder o controloda bacia do Tarim. O comércio efectuado com o Império Romano floresceu a partir de 50 a. C., sendo mantido também por via marítima.
As caravanas que percorriam a rota da seda partiam de Antioquia e Tiro, chegando, através da Mesopotâmia, ao Irão, Jurasão, Turquemenistão e Bactros, a partir de onde se dirigiam para Samarcanda e para a cidade chinesa de Kashgar. Neste ponto, a rotadividia-se em duas vias principais: uma, através de Caracórum, levava a Karashar e Turfan (via do norte); a outra acompanhava a bacia do Rio Tarim (via do sul). As duas vias encontravam-se depois e seguiam para Kancheu, Pequim e Nanquim.
A situação das comunições na Ásia Central nos tempos remotos. Em geral, a Ásia Central abrange cinco país tais como o Cazaquistão, a Quirguízia, o Tadjiquistão, oUzbequistão e a Turcomênia. A região liga o continente euro-asiático e serve como via de comunicação entre o Oriente e o Ocidente. Mas, antes da dinastia Han, as regiões Oeste da China estavam muito fechachas pelos vastos desertos de Gobi e altas cordilheiras, que dificultavam a comunicação entre a Ásia Central e as planícies centrais da China.
No período precedente da dinastia Han, aseda foi levada ao Ocidente através das vias populares, por exemplo através das mãos das minorias étnicas, principalmete as etnias nômades que habitavam as periférias da China antiga, porque estes povos “cavalheiros” atuavam nas vastas áreas e mantinham como intermédio, os contactos com outras nações além do oeste chinês.
O nome apareceu pela primeira vez no livro China, de autoria deFerdinand von Richthofen, erudito alemã, publicado no final do século 19. É aceitado pela comunidade acadêmica. Em geral, a antiga Rota da Seda se refere ao caminho comercial entre Chang´an, capital do país na dinastia Tang e atual Xi´an, e a Síria. Mas, a aceitação e a adoção do nome na China foi só nas últimas dezenas de anos. Antes de Richthofen, eruditos costumavam chamar a rota de “via decomunicação Oriente-Ocidente” ou “via de comunicação entre a China e o Ocidente”, porque o nome Rota da Seda é limitado no sentido, indicava apenas uma das suas funções. Na realidade, seu papel na história não se limitava apenas a uma via de comunicações nem ao comércio de seda, mas se destacava ainda no intercâmbio cultural, artístico, científico e religioso, assim como em muitos outros aspectos.  Estasrotas não só foram significativas para o desenvolvimento e florescimento de grandes civilizações, como o Egito Antigo, a Mesopotâmia, a China, a Pérsia, aÍndia e até Roma, mas também ajudaram a fundamentar o início do mundo moderno. 
Era preciso muita paciência e destemor para realizar perigosas viagens que duravam anos, enfrentando montanhas, estepes, desertos, planícies desoladas. Em...
tracking img