Rota Bordaliana Bordalo Pinheiro

1641 palavras 7 páginas
Rota Bordaliana
A Câmara das Caldas inaugurou a nova rotunda da Av. 1.º de maio, em frente à estação de comboios, decorada com sapos de azulejos de Bordalo Pinheiro. Foi também apresentada a rã de 1,4 metros exposta na rotunda, que é o primeiro ponto de passagem da futura rota bordaliana. Os repuxos de água instalados na rotunda não funcionaram logo durante a cerimónia inaugural por causa de uma falha elétrica mas à hora do almoço o problema já estava resolvido e a água já subia com alguma força. A rota bordaliana é um projeto da autarquia, que vai colocar peças de grandes dimensões de Bordalo Pinheiro em diversas fachadas e espaços públicos. A nova rotunda junto à estação de comboios é o primeiro ponto da rota, que está a ser ultimada, e ao longo da qual irão ser colocadas cerca de 20 figuras cerâmicas gigantes de Rafael Bordalo Pinheiro.
Figuras construídas “à escala humana, de 1,80 metros de comprimento”, como o conhecido Zé Povinho, a Saloia, o Padre Cura ou os gatos” vão estar, em 2015, espalhadas por diversas ruas da cidade, disse o presidente da Câmara durante a inauguração da rotunda.
Outras figuras, em dimensões mais reduzidas, como as couves, os cogumelos, os sardões, lobos e os caracóis, completam a coleção, que ficará exposta em toda a cidade.
“Caldas da Rainha é um concelho conhecido no país pelas suas termas e no mundo pelos seus famosos artistas de cerâmica, nomeadamente pelas faianças Bordalo Pinheiro. Com a elaboração da rota bordaliana o Município das Caldas pretende valorizar um importante ativo e contribuir para que os visitantes e munícipes conheçam melhor a história e o trabalho do artista”, explicou Tinta Ferreira, que pretende com esta rota “captar turistas para a cidade”.
Num investimento de 122 mil euros, o município encomendou as figuras, grande parte delas em tamanho gigante, à fábrica Bordalo Pinheiro, criada em 1884 pelo artista e atualmente gerida pelo Grupo Visabeira. As peças estão a ser produzidas até ao final do ano, depois

Relacionados