rosanemiranda

5837 palavras 24 páginas
O TEXTO ARGUMENTATIVO E SUAS ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO:
EXPLICITANDO OS “ANDAIMES” DESSA CONSTRUÇÃO
Rosane Miranda Rodrigues dos Reis - SMEM1 prof.rosane@bol.com.br Resumo: Apresentamos a seguir o relato de uma experiência de ensino de língua que se estrutura a partir de textos produzidos por alunos. Trata-se de uma proposta de produção de aulas ancorada nas dificuldades evidenciadas na produção de texto. A intervenção é feita de forma coletiva, dinamizando-se as aulas e tornando a interferência mais eficiente e direta, visto que toma como referência situações concretas de uso da língua na sua modalidade escrita. Selecionamos, para este recorte, dois textos produzidos por alunos do 2º ano do ensino médio da rede estadual: o primeiro apresentando problemas na conexão de ideias, na progressão temática e na argumentação; o segundo apresentando clareza, objetividade e, dentro das expectativas, coerência e coesão.
Utilizando cores diferentes, os alunos explicitaram, nestas produções, as partes que compõem o texto em sua microestrutura, identificando o tópico frasal, o desenvolvimento e a conclusão de cada parágrafo. Essa dinâmica permite visualizar os
“andaimes” de construção da argumentação _ evidenciados através das diferentes cores
_ tornando possível a visualização das estratégias que fizeram o texto dissertativo mais ou menos persuasivo, possibilitando explorá-lo, também, em sua macroestrutura.
Palavras-chave: Produção textual; progressão temática; intervenção; reescrita;
Introdução
Trabalhar o ensino de língua tendo como ponto de partida a gramática internalizada, ou seja, o conhecimento intuitivo que temos como falantes nativos tem um apelo bastante significativo: parte-se do concreto, do objeto já possuído e conhecido em direção ao instituído pelas regras e idiossincrasias da língua. Então toda a informação que chega e que precisa se apoiar em bases já construídas, ali encontra alicerce e se constrói de forma sólida.
Nesse sentido, comparamos as estratégias de

Relacionados