RORSCHACH - Resumo

2719 palavras 11 páginas
Rorschach “tradicional”
O exame
O exame inclui quatro partes: administração propriamente dita, inquérito, período de analogia e teste de limites.
Administração propriamente dita: ou performance, também é denominada de fase da associação livre. Abrange desde a maneira como senta o examinador e o sujeito, a entrega das lâminas e instruções, a anotação do tempo de reação e do tempo total e o registro do comportamento verbal e não verbal do sujeito.
Inquérito: (parte mais importante) fornece subsídios para tornar úteis as verbalizações registradas na primeira fase. Durante o inquérito as perguntas devem ser neutras e rotineiras. Geralmente um bom inquérito tornará possível o período de analogia. Caso contrário, não deve ser utilizado, pois, se resolve problemas na testagem atual, pode trazer interferências para a produção de respostas genuínas numa situação de reteste.
Teste de limites: recurso conveniente para testar reações específicas a determinadas lâminas e para avaliar potenciais do sujeito. Quanto menos sugestiva, menos comprometerá o desempenho do sujeito em futuro reteste.
Administração
O objetivo da administração é obter uma amostra do comportamento do sujeito, numa situação-estímulo relativamente padronizada, não estruturada e nova para o sujeito.
Definições operacionais
Amostra do comportamento do sujeito refere-se ao conjunto de verbalizações e de respostas não-verbais frente à situação-estímulo.
Situação estímulo: refere-se a uma situação em que o material é padronizado.
Situação ambígua: refere-se à vaguidade das instruções de modo que o sujeito as interpreta e assume responsabilidade sobre o modo de agir.
Pressuposição básica: de que o comportamento do sujeito possa fundamentar hipóteses interpretativas, que permitam se chegar a inferências sobre a estrutura e o funcionamento de sua personalidade.
Dificuldades que interferem ou comprometem o desempenho no teste: sujeito parece incapaz de formulação útil; presença de

Relacionados