ronaldled

317 palavras 2 páginas
Queda do Império e Proclamação da República do Brasil: Um novo olhar historiográfico a partir de 1930 Valquíria de Oliveira Carvalho

O texto a seguir fala das bases explicativas para a queda do Império , essas bases se explicavam nas tensões em que diz respeito a Igreja e o Estado , militares e republicanos e a abolição da escravatura.
De acordo com Emília Viotti a perspectiva do historiador mudou com a crise política ocorrida em 1929 e outros fatores ocorridos como o processo de industrialização,a desorganização da economia cafeeira ,entre outros.
Segundo Viotti a queda da monarquia não era definitivamente relacionada com o conflito entre Igreja e Estado, pois esse conflito já ocorria desde os tempos de Colônia " as tensões entre Estado e Igreja já vinham ocorrendo desde os tempos da Colônia e que se fosse tão definitiva teria ocasionado a queda da Monarquia num período bem anterior, e ressaltatambém que a própria Igreja já era dividida, contendo padres e irmãos maçons, adeptos tanto da monarquia quanto do republicanismo. " . No olhar tradicional um dos motivos da queda da monarquia é essa tensão entre Estado e Igreja .
Um dos motivos do desgaste imperial foi o não reconhecimento político do exército que já estava em conflito com a monarquia antes da Guerra do Paraguai.O republicanismo (1870) fundou o manifesto republicano para espalhar o ideal antimonárquico pelo país. Viotti explica que embora os republicanos estivessem em minoria tiveram importância.
Em relação a abolição da escravatura , Viotti ressalta que os fazendeiros não puderam responder pela queda do regime,já que a maioria aderiu a industrialização.
Com todas as transformações causadas pela industrialização,o Brasil teve uma mudança rápida. Viotti não soube articular sobre essa questão ,o que desgastou sua estrutura governamental.

Relacionados