Rompun (cloridrato de xilazina) - bayer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROMPUN®
 
Composição
Cloridrato de xilazina | 2 g |
Excipiente q.s.p. | 100 mL |
Farmacologia e toxicologia:
Rompun® produz nos animais um estado de adormecimento com um elevado grau de analgesia, cuja profundidade depende da dose empregada e que, após a administração de doses elevadas, não pode ser, em geral, interrompida por estímulos exteriores. O efeito relaxante muscular centralprovoca um relaxamento muscular generalizado, que completa o estado de analgesia e de adormecimento. Após a administração de Rompun®, não se observam fases de excitação com o aumento ou a diminuição da concentração da substância ativa. Durante a evolução do efeito de Rompun®, dá-se uma diminuição dos movimentos respiratórios, tal como no estado de adormecimento natural. Ao mesmo tempo, observa-se umaligeira bradicardia. Rompun® provoca, além disso, nos bovinos, numa dose de 0,25 mg/kg, um abaixamento moderado e passageiro da pressão arterial sistólica e diastólica. Rompun® provoca ocasionalmente uma expulsão de fezes pastosas a líquidas, 12 a 16 horas após a sua administração, normalizando-se, na maior parte das vezes, a consistência após algumas horas. A temperatura aumenta freqüentemente deforma passageira. Estes fenômenos, os ruídos respiratórios aumentados e os mugidos que podem surgir ocasionalmente, carecem de importância. Rompun® não altera o quadro hemático nem a velocidade de coagulação do sangue e pode provocar nos animais alterações passageiras na condutibilidade do músculo cardíaco, evidenciadas por bloqueio atrioventricular parcial. Em gatos pode haver aumento dadiurese. Estímulos sonoros altos podem provocar reações nos animais medicados com Rompun®, portanto se recomenda uma boa contenção dos animais, o que evitará eventuais reações de defesa. Em cães e gatos, principalmente, quando se usa a via intravenosa, pode haver ocorrência de êmese. Esta geralmente aparece de uma só vez. Tal fato pode até ser desejável, normalmente em em cirurgias de emergência, em queé impossível submeter o animal a jejum prévio. Cães e gatos toleram doses de até 10 mg/kg de peso vivo (3 vezes a dose normal) todavia podem ocorrer tremores musculares, vômitos e longa sedação.
Efeitos:
Devido às suas propriedades, Rompun® pode ser aplicado, nos animais, para acalmar pacientes rebeldes e em intervenções cirúrgicas. Conforme as doses administradas, é possível obter: sedação comligeiro relaxamento muscular e analgesia moderada, tônus muscular nitidamente diminuído, conservando-se, no entanto, o animal de pé; sedação e analgesia intensas e relaxamento muscular muito acentuado; o animal nem sempre pode manter-se de pé; forte sedação, analgesia e relaxamento muscular quase completo, não se conservando, regra geral, o animal de pé. O efeito surge com plena intensidadeaproximadamente 5 a 15 minutos após a injeção. Pode reconhecer-se pelos seguintes sintomas: abaixamento da cabeça e das pálpebras superiores, salivação; com doses mais elevadas, o animal deita-se e surge um estado semelhante ao adormecimento. A intensidade e a duração da sedação dependem da dose e mantém-se nitidamente durante várias horas após doses altas. O efeito anestésico é suficiente paraintervenções dolorosas com duração de aproximadamente 30 a 40 minutos. O relaxamento muito rápido dos músculos cria boas condições para exames manuais de diversos tipos e produz um campo operatório isento de espasmos. Diminui rapidamente o tônus da musculatura do intestino grosso, mesmo com doses baixas, impede-se assim a expulsão das fezes, o que é particularmente útil nos casos de tratamento dos cascos eda vagina. Facilita-se assim grandemente o exame retal.
Equinos:
Aplicação e posologia:
 
Rompun® é aplicado por via endovenosa em doses de 5 mL a 8 mL/100 kg de peso vivo. Doses superiores a 2 mg/kg, ou seja, 10 mL/ 100 kg, podem provocar às vezes queda do animal e contrações tônico-clônicas passageiras, sendo, portanto, contra-indicadas.
 
 
 
Indicações:
 
Em eqüinos a droga age...
tracking img