Romero britto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Romero Britto, nascido em 06 de Outubro de 1963 em Recife, Pernambuco, é o pintor e artista plástico mais prestigiado pelas celebridades americanas e o pintor mais bem sucedido fora do Brasil.
Começou a se interessar pelas artes plásticas aos 8 anos, pintando em sucatas, jornais e papelão, copiando os trabalhos de outros artistas que via nos livros. Pintava de forma autodidata, articulava ascomposições de forma simplificada e ingênua, mas sempre de cores vivas, de acordo com seu vocabulário visual popular, e mostrou talento. Eram tempos de pobreza e muitas limitações em Recife, e Romero viu na pintura uma forma de esperança na vida dura que tinha. Vendia seus quadros nas ruas. Nessa época, começou a usar grafitagem que influenciou bastante na sua obra. Aos 14 anos, vendeu seuprimeiro quadro a Organização dos Estados Americanos.
Estudava em escola pública e aos 17 anos entrou para a Universidade Católica de Pernambuco para estudar Direito e foi para os EUA para trabalhar, onde pintava paredes e vendia seus quadros para sobreviver, e depois mostrou seu trabalho em galerias famosas e se estabeleceu como o artista de sucesso que é até hoje.
Romero é o maior expoente da PopArt, estilo artístico do final dos anos 50 que se baseiam no reprocessamento de imagens populares e de consumo contemplando a linguagem da cultura urbana. Com o traço quase infantil, o artista explora formas geométricas e figuras, usando todas as cores, sempre muito vivas e vibrantes, transmitindo bom humor, alegria e jovialidade, dando movimento e vida a figuras diversas. Romero não se prende adetalhes, e as imagens que produz são capazes de transpor o observador para um mundo repleto de sonhos e fantasias. E esse é justamente o motivo pelo qual suas obras são muito reproduzidas em produtos e publicidades e geral.

Romero diz ter criado suas obras para evocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego, o que deu a sua obra o apelido de “arte da cura”, porcolecionadores e admiradores. Embora com boas intenções, seu estilo pop gera um resultado estético bastante discutível, pois analisando sua obra com olhar critico e imparcial, o que encontramos é uma diluição repetitiva e pouco original dos pressupostos da pop art, como preconizados por And Warhol e Robert Rauschenberg, as quais misturas elementos típicos da arte gráfica das historias em quadrinhos. Essadiluição não é demérita, e sim o que fortalece essa arte inovadora. É o que se propõem Romero, instigar a arte com alegria das cores.
Muito influenciado pela estética cubista, Romero tem Picasso como grande mestre. Seu estilo vibrante, com cores fortes e impactantes foram de agrado do publico, que fez com que, em 1989, Michael Roux, importador americano da Vodca Absolut o contratasse para fazera campanha publicitária da bebida.

Garrafas Absolut com ilustrações de Romero Britto.

Três obras criadas pelo artista foram veiculadas a mais de 60 publicações internacionais, projetando rapidamente no cenário mundial. A partir dessa campanha, não cessaram mais contratos e pedidos publicitários.
Parecia que sua arte correspondia à vontade universal de viver com mais alegria, diretamenteutilizada para sociedade de consumo e meios publicitários. Em 1995, fez uma campanha para a Pepsi e teve seus desenhos estampados em 1,5 milhão de latas de refrigerantes, e em 1997 foi contratado para retratar os astros da Disney.

Latas de Pepsi vendidas no Brasil em 1994 com ilustrações Romero Britto.

Mickey versão Romero Britto.

Romero também já desenvolveu trabalhos para as gigantesIBM, Apple, Audi e Microsoft. Suas Obras veem sendo ilustradas em diversos produtos, embalagens, carros, tecidos e acessórios para a indústria da moda. Atualmente, quase toda sua produção é feita sob sua encomenda.

Apesar do reconhecimento, Romero nunca obteve sucesso com a critica especializada, justamente por se tratar de um artista cujo trabalho é por demais determinado pela indústria...
tracking img