Rombo no banco panamericano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS





















Banco Panamericano


















SÃO PAULO

2012



Historia
O Panamericano é um banco brasileiro, com sede em São Paulo, fundado por Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos, controlado de 1990 até 2011 pelo Grupo Silvio Santos. Seu foco é o financiamento ao varejo, financiamentode veículos, cartões de crédito, empréstimos pessoais e desconto de duplicatas. Presentes em todas as capitais e principais cidades brasileiras e em seus mais de 28 mil parceiros comerciais.O Grupo Silvio Santos assumiu o controle acionário da Real Sul S/A, em 21 de fevereiro de 1969, uma empresa que atuava no mercado desde 1963 em São Caetano do Sul, e transformou-se na Baú Financeira S/A.Em 1990,autorizado para atuar como banco múltiplo passou a ser denominado Banco Panamericano S/A. Em dezembro de 2009 a Caixa Econômica Federal (CEF) pagou R$ 739,2 milhões para adquirir parte do banco Panamericano. O banco estatal, por meio da Caixa Participações S.A. (Caixapar), adquiriu pouco mais de um terço do capital total da instituição financeira. A Caixa comprou 49% das ações preferenciais mais20,69% das ações preferenciais do Panamericano. Considerando os dois tipos de ações, a Caixapar passou a deter 35,54% do capital total do banco.

Rombo de 2010

No dia 8 de novembro de 2010, Silvio Santos, proprietário do Grupo Silvio Santos, anuncia empréstimo de 2,5 bilhões de reais para cobrir uma fraude contábil nos caixas do banco Panamericano. O empréstimo, por Fundo Garantidor deCrédito e garantido por bens do patrimônio empresarial do Grupo Silvio Santos, foi necessário para restabelecer o pleno equilíbrio patrimonial porque o banco continuou contabilizando carteiras de crédito que já foram vendidas para outras instituições financeiras, falsificando assim o patrimônio.

Nova diretoria do Panamericano se diz surpresa com o refinamento da fraude


Executivos que assumiram agestão do banco afirmam que diretoria antiga usava técnicas contábeis complexas para esconder rombo.

“Era uma obra de inteligência. Não foi fácil desarmar", afirmou Celso Antunes, diretor superintendente do Panamericano.
A nova diretoria do Banco Panamericano afirmou nesta terça-feira que se surpreendeu com o refinamento das técnicas contábeis utilizadas pela antiga diretoria para esconder orombo gerado por operações fraudulentas. A perda total, confirmada pelo balanço divulgado na madrugada desta quarta-feira, foi avaliada em 4,3 bilhões de reais. “Era uma obra de inteligência. Não foi fácil desarmar. Havia um alto grau de automação e poucas pessoas envolvidas”, relatou Celso Antunes, diretor superintendente do banco, nesta quarta-feira. Ele reuniu a imprensa para falar sobre osresultados financeiros da empresa referentes à dezembro de 2010. O executivo assumiu o cargo juntamente com outros sete diretores em 9 de novembro, após a divulgação do rombo, na ocasião avaliado em 2,5 bilhões de reais. O novo comando do Panamericano acredita que, além de toda a diretoria antiga, outras duas ou três pessoas estariam envolvidas na fraude contábil. No entanto, “40 funcionários antigossob suspeita foram substituídos”, disse Antunes.
Ao explicar as alterações realizadas no âmbito da governança corporativa, Antunes afirmou que a parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) começou efetivamente somente após a divulgação da perda de 2,5 bilhões de reais, em novembro, com a vinda de cinco diretores da instituição. A compra de 35% do banco do Grupo Silvio Santos pela CEF ocorreu,contudo, em novembro de 2009 e teve sua aprovação por parte do Banco Central em julho do ano passado. Sobre o balanço divulgado nesta terça-feira, a nova administração da instituição financeira alertou que os números anteriores a esta contabilidade são inconsistentes e que, portanto, os investidores devem se fixar nos resultados de agora em diante. “É como se o banco tivesse renascido”, explica...
tracking img