Romatismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO

De maneira resumida tem-se algumas das Busca e principais características do romantismo:
 
» subjetivismo: no romantismo,o poeta quer retratar em sua obra umarealidade interior e parcial. Trata os assuntos de uma forma pessoal, com suas opiniões e sentimentos, algo próximo a fantasia.
 
» Idealização de tudo em sua volta: motivado pela imaginação, o artistapassa a idealizar tudo; as coisas não são vistas como realmente são, mas como poderiam ser, de acordo com a opinião do poeta. Por isso as coisas na pátria são sempre perfeitas; a mulher é vista comovirgem, frágil, bela, submissa e inatingível, como um ser superior e difícil de ser atingida; o amor, quase sempre, é espiritual e inalcançável; o índio, mesmo com modificações européias é o heróinacional.
 
» sentimentalismo: exaltam-se os sentimentos. Certos sentimentos, como a saudade (saudosismo), a tristeza, a nostalgia e a desilusão, são constantes na obra romântica.
 
» egocentrismo:cultua-se o "eu" interior, atitude narcisista, em que o individualismo prevalece, o que o artista sente e pensa é valorizado em cada obra e atitude; microcosmos (mundo interior) X macrocosmos (mundoexterior).
 
» liberdade de criação: todo tipo de padrão clássico já existente  é abandonado. O escritor romântico recusa formas poéticas, usa o verso livre e branco, livra-se  dos modelosgreco-latinos, e aproxima-se da linguagem coloquial, a do povo, a falada.
 
» pessimismo:  também conhecido como o "mal-do-século". O artista se vê diante da impossibilidade de realizar o sonho do "eu" e, dessemodo, cai em profunda tristeza, angústia, solidão, inquietação, desespero, frustração,  com uma forte depressão que o leva muitas vezes, ao suicídio, solução definitiva para o mal-do-século.
 » escapismo psicológico: espécie de fuga. O artista não consegue aceitar a realidade, por isso tenta uma fuga para lugares que o lembram coisas boas ou pelo menos melhores, por isso ocorre uma volta ao...
tracking img