Romatismo em portugal

846 palavras 4 páginas
ROMANTISMO EM PORTUGAL

1. CONTEXTO HISTÓRICO
No início do século XIX, a Europa passa por profundas transformações. A Revolução Francesa, que marca o fim da Era Moderna e o início da Era Contemporânea, e que fundamenta os valores de nossa sociedade atual; e a Revolução Industrial, que modifica a ordem econômica mundial, consolida o poder político da burguesia, as ideias de capital, dinheiro e exploração do trabalho. Neste momento, Portugal sofre com a perda de sua principal colônia, o Brasil. Esse cenário de mudança propício o surgimento do Romantismo, buscando o total rompimento com o estilo clássico, defendendo a liberdade de estilo, e uma linguagem mais próxima à realidade.
2. MARCA INICIAL DO ROMANTISMO
O Romantismo em Portugal tem como marco inicial a publicação do poema Camões, de Almeida Garrett, que durante um período de exílio na Inglaterra, Garrett entra em contato com a obra de Lord Byron e Scott e envolve-se com o teatro de Shakespeare. O poema é uma biografia sentimental de Camões e apresenta as características que são típicas do estilo romântico.
3. QUESTÃO COIMBRA Foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do “status quo” (estado atual das coisas), desatualizados em relação à cultura europeia, e um grupo de jovens escritores estudantes em Coimbra, que tinham assimilado as ideias novas do romantismo.
4. BIOGRAFIAS E FRAGMENTOS
a) ALMEIDA GARRETT
Almeida Garrett cultivou a oratória parlamentar, o pensamento pedagógico e doutrinário, o jornalismo, a poesia, a prosa de ficção e o teatro, o qual entrou em contato com o de Shakespeare quando em exílio na Inglaterra. Teve uma vida sentimental bastante atribulada em que se sobressai o seu romance adúltero com a viscondessa da Luz, a qual inspirou seus melhores poemas. Na poesia, assimilou os moldes clássicos e morreu sem tornar-se romântico autêntico, pois carecia do egocentrismo tão almejado pelos românticos, deixando sua fantasia no teatro e na prosa

Relacionados

  • Significado Da Palavra Romantismo Beatriz
    1876 palavras | 8 páginas
  • Viagem na minha terra
    977 palavras | 4 páginas
  • Romantismo em Portugal
    985 palavras | 4 páginas
  • resumo de literatura
    654 palavras | 3 páginas