Romatismo em portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROMANTISMO EM PORTUGAL

1. CONTEXTO HISTÓRICO
No início do século XIX, a Europa passa por profundas transformações. A Revolução Francesa, que marca o fim da Era Moderna e o início da EraContemporânea, e que fundamenta os valores de nossa sociedade atual; e a Revolução Industrial, que modifica a ordem econômica mundial, consolida o poder político da burguesia, as ideias de capital, dinheiro eexploração do trabalho. Neste momento, Portugal sofre com a perda de sua principal colônia, o Brasil. Esse cenário de mudança propício o surgimento do Romantismo, buscando o total rompimento com oestilo clássico, defendendo a liberdade de estilo, e uma linguagem mais próxima à realidade.
2. MARCA INICIAL DO ROMANTISMO
O Romantismo em Portugal tem como marco inicial a publicação do poema Camões,de Almeida Garrett, que durante um período de exílio na Inglaterra, Garrett entra em contato com a obra de Lord Byron e Scott e envolve-se com o teatro de Shakespeare. O poema é uma biografiasentimental de Camões e apresenta as características que são típicas do estilo romântico.
3. QUESTÃO COIMBRA
 Foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do “status quo”(estado atual das coisas), desatualizados em relação à cultura europeia, e um grupo de jovens escritores estudantes em Coimbra, que tinham assimilado as ideias novas do romantismo.
4. BIOGRAFIAS EFRAGMENTOS
a) ALMEIDA GARRETT
Almeida Garrett cultivou a oratória parlamentar, o pensamento pedagógico e doutrinário, o jornalismo, a poesia, a prosa de ficção e o teatro, o qual entrou em contato como de Shakespeare quando em exílio na Inglaterra. Teve uma vida sentimental bastante atribulada em que se sobressai o seu romance adúltero com a viscondessa da Luz, a qual inspirou seus melhorespoemas. Na poesia, assimilou os moldes clássicos e morreu sem tornar-se romântico autêntico, pois carecia do egocentrismo tão almejado pelos românticos, deixando sua fantasia no teatro e na...
tracking img