Romaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As romarias da terra e das águas, mais de 20, que acontecem Brasil afora, são manifestações religiosas que contagiam milhares de pessoas. A maioria delas é promovida pela Comissão Pastoral da Terra. Elas se caracterizam por ser um espaço privilegiado em que fé e vida se mesclam profundamente e onde o clamor do povo do campo se faz ouvir. Com as romarias, a CPT entrou no universo do povo.Elas são realizadas de diversas formas e em espaços diferentes. Algumas em locais de romarias populares tradicionais, outras em lugares que a luta e a conquista do povo tornaram sagrados. As romarias da terra e das águas são o templo do encontro do divino com o humano, são grandes celebrações que manifestam e constroem a unidade da igreja.



As caminhadas da terra romperam o ciclo viciosodas romarias tradicionais, centradas no individualismo, na busca do conforto ao coração, do transcendente e, que, por isso, aconteciam ao redor do santo e do altar. As romarias da terra introduziram ainda como elementos centrais a Palavra e a vida do povo, e, por isso elas sempre tiveram um cunho profético de denúncia da realidade de opressão vivida pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo e dasinjustiças que contra eles se cometem. Elas buscam através da fé e do elemento religioso a transformação da sociedade, a construção do Reino de Deus.



Elas também romperam as barreiras do espaço estritamente católico e adquiriram - em alguns lugares com mais expressão e, em outros, com menor - um caráter ecumênico envolvendo pessoas de outras denominações cristãs e de outras crenças. Asromarias da terra se tornaram, ainda, nos últimos anos, das águas. Elas incorporaram mais este elemento fundamental na vida da pessoa, tentando conscientizar a todos sobre o valor da água - essencial para a sobrevivência da espécie humana e da natureza, e alertar para a sanha capitalista que quer torná-la mais uma mercadoria.



As romarias da terra e das águas não se resumem à celebração emsi, normalmente elas são precedidas de um processo de preparação das comunidades camponesas que participam. Para isso, sempre é elaborado material que inclui a história do lugar onde vai ocorrer a Romaria, e celebrações são realizadas para ajudar a preparar o espírito para a melhor participação. Para refletir sobre o significado e o conteúdo das romarias, a CPT já realizou dois seminários. Oprimeiro em julho de 1986 e, o segundo, em agosto de 2002.
Filtro
Filtro por título
Exibir #
Título Acessos
Romaria da Terra reúne mais de quinze mil romeiros de várias cidades do RS 233
(SP) 14ª Romaria da Terra e das Águas do Estado de São Paulo 230
(BA) 7ª Romaria da Terra e das Águas sem Males 149
(PR) 26ª Romaria da Terra do Paraná 186
(PA) 7ª Romaria da Floresta 164
(BA) 35ªRomaria da Terra e das Águas em Bom Jesus da Lapa 202
(MG) 16ª Romaria das Águas e da Terra e 2ª Romaria Diocesana em Governador Valadares 228
(CE) 2ª Romaria do Tomé 175
(RS) 35ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul 241
(SP) 14ª Romaria da Terra e das Águas em Bauru 396

Pagina 1 de 10

Iniciar
Ant
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
PróxFim

Sub-categorias

Romarias 2013

A Romaria da Terra é um lugar de celebração, fraternidade, luta e produção, um elemento fundamental da cultura popular, camponesa e religiosa.



Total de artigos:
1

Romarias 2012



romariaba



A fé do povo do campo na justiça social não cessa e por isso, em 2012 as Romarias da Terra edas Águas seguiram suas caminhadas de esperança e luta por todo o país. Em marcha, os romeiros alertam para a destruição da natureza, para o futuro do homem na Terra e denunciam a violência e o descaso do Estado com os trabalhadores rurais.

Total de artigos:
11

Romarias 2011

Romaria 2011





Em 2011, os povos da floresta e do campo se uniram...
tracking img