Romantismo

Páginas: 4 (836 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014

Trabalho
de
Literatura



















1) O que é o Romantismo na Literatura?
Surgiu no século XIX, foi um fenômeno não só literário e artístico, mas revolucionário,que se formou a partir dos princípios da liberdade, igualdade e fraternidade.
2) Onde o artista romântico centralizou sua arte?
Ele centralizou sua arte no extravasar do sentimento, no arroubo, naimpulsividade, em oposição à arte clássica que apreciava o racionalismo e o cientificismo.
3) Ao que o Romantismo se opunha? Quais os processos que são banidos no Romantismo?
O estilo romântico élivre, assim, a mitologia e os processos formais da retórica Greco-romana são banidos, dando lugar ao desordenado, à liberdade formal e à irregularidade métrica. O sentimento extravasado no limite dotrágico, a idealização da mulher e do amor, o herói em permanente conflito com a sociedade opressora e atitudes escapistas para a morte, o sonho e a loucura são algumas das posturas mais recorrentes noromantismo.
4) Na página 302, quais as características do Romantismo que se destacam?
Se destacam o sentimento extravasado no limite do trágico, a idealização da mulher e do amor em oposição à arteclássica que apreciava o racionalismo e o cientificismo, o herói em permanente conflito com a sociedade opressora e atitudes escapistas para a morte, o sonho e a loucura.
5) Quais são os temas dospoetas românticos (segundo o que diz o polígrafo)?
Todos os poetas românticos escreveram poemas líricos, cujos temas são o sofrimento amoroso, a distância do ser amado, impossibilidade amorosa.
6)Quais as características do Romantismo que encontramos na página 303?
A emoção transbordante, pela dramaticidade, pelo sentimentalismo. Amor platônico, amor carnal, medo e fuga do próprio desejo.
7) Oque é o Indianismo no Romantismo?
É uma fase do romantismo, que pretendeu consolidar culturalmente a independência política do Brasil em relação a Portugal. Assim, buscava cultuar a natureza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Romantismo
  • romantismo
  • Romantismo
  • romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!