Romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira

Romantismo

Lucas Henrique Lopes
n.30 2°M/B

São Paulo
2011

Introdução

Romantismo: a arte da burguesia

O Publico que lê os textos românticos tem um perfil bem mais heterogêneo do que o público dos séculos anteriores. Os burgueses que leem jornais não tem a mesma formação dos nobres. Não conhecem autores clássicos, tem variasdificuldades em decifrar as referências. Por isso preferem uma linguagem mais direta, que não ligue necessariamente aos padrões da herança literária.
O Romantismo fará com que se estabeleça um outro tipo de relação entre leitor e escritor, pois com a necessidade de conquistar o interesse dos leitores para vender as historias e garantir a sobrevivência, os escritores buscam atender o gosto da burguesia.É importante lembrar que a burguesia é uma classe dominante neste período, após a revolução francesa e a revolução industrial, essa classe ganhou notoriedade na sociedade.

As narrativas cativam um publico especifico: as leitoras burguesas, pois essas histórias das heroínas e dos amores idealizados alimentam a imaginação das jovens sonhadoras em relação ao casamento e á criação de suaspróprias famílias.

Características do Romantismo

“o termo romantismo faz referencia á estética definida pela expressão da imaginação, das emoções e da criatividade individual do artista. Representa uma ruptura com os padrões clássicos da beleza”.

O Romantismo iniciava-se com o egocentrismo, uma das principais características desse movimento.
As características principais deste período são :subjetivismo, egocentrismo, idealização, sentimentalismo, liberdade de criação, medievalismo, pessimismo, religiosidade, nativismo, nacionalismo.

O subjetivismo o romântico trata os assuntos de uma forma pessoal, de acordo com o que sente. A idealização, motivado pela fantasia e pela imaginação o artista romântico passa a idealizar tudo, como por exemplo, “a pátria sempre é perfeita”.
Asobras, em sua maioria tem como o tema abordado, o Amor, que retrata o mais forte sentimento, levando personagens da felicidade suprema ao fundo do poço.
A morte no romantismo, é a evasão suprema, onde as pessoas depois de constatar a infelicidade, o desespero, o amor idealizado fracassado, o pessimismo, a única saída seria a morte, o suicídio.

Romantismo em Portugal

O Romantismo chegou aPortugal durante uma das mais graves crises sociais e políticas de sua história. Dividida entre o absolutismo de D. Miguel e o liberalismo de D. Pedro IV, a nação portuguesa viveu uma violenta guerra civil entre 1832 e 1834.
Os liberais, defensores de uma monarquia constitucional, representavam a burguesia capitalista emergente contra os detentores dos bens feudais, liderados por D. Miguel. Arevolução romântica alimentou-se, em Portugal, dessa revolução social e política. Os primeiros românticos, Almeida Garrett e Alexandre Herculano, participaram da Revolução Liberal e, vitoriosos em 1834, retornaram do exílio para implantar em Portugal a nova literatura romântica.

Almeida Garret (Porto, 4 de Fevereiro de 1799 - Lisboa, 9 de Dezembro de 1854)

“A língua moderna no País começa comGarrett”, diz António Mega Ferreira, presidente da Fundação Centro Cultural de Belém.

José Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett escritor romântico,
Garrett foi o grande impulsionador do teatro em Portugal a partir do Romantismo. Deu a ideia do teatro nacional. Garrett não desistia. Em 1816 inscreveu-se na Faculdade de Leis e tomou contato com os ideais liberais. Em 1843 começou a publicar as“Viagens na Minha Terra”. Foi o homem que deu à língua portuguesa o preceito de modernidade.

Obras
- Camões (1825)
- Romanceiro (1843)
- Catão (1828)
- Dona Branca (1826)
- Adozinda (1828)
- Frei Luis de Sousa (1844)
- Flores sem Fruto (1844)

Frei Luis de Sousa

A peça é baseada na vida de Frei Luís de Sousa, O enredo tem como pano de fundo a resistência à dominação filipina....
tracking img