Romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Como sabemos o século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa do final do século XVIII. Do mesmo modo, a atividade artística tornou-se mais complexa. Assim, podemos identificar nesse período vários movimentos que produziram obras de arte segundo diferentes concepções e tendências. Dentre essesmovimentos artísticos está o Romantismo que se caracteriza como uma reação ao Neoclassicismo do século XVIII e historicamente situa-se entre 1820 e 1850. De modo geral a característica mais marcante do Romantismo é a valorização dos sentimentos e da imaginação como princípios de criação artística.
Ao lado dessas características mais gerais, outros valores compunham a estética romântica, taiscomo o sentimento do presente, o nacionalismo e a valorização da natureza.
O Romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendasnacionais














ROMANTISMO

Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionaisna Europa.
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
Romantismo Alemão
Teve início logo após a Revolução Francesa, com o Sturm Und Drang (tempestade e ímpeto/paixão), com a filosofia deSchelling e Fichte e com escolas místicas, principalmente a de Boheme. As invasões de Napoleão Bonaparte, a fundação da Universidade de Berlim, e a agitação social serviram para criar uma atmosfera propícia para o surgimento do romantismo no país.
Principais Representantes:
- Goethe
- Schiller
Romantismo na Inglaterra
Surgiu com os movimentos antinapoleônicos.
Principais Representantes:
-Walter Scott
- Lord George Byron
- Charles Dickens
Romantismo na França
A França foi um dos últimos países a receber o Romantismo, que chegou com as influências de Byron, Walter Scott (criador do romance histórico), Schiller (historiador alemão) e Shakespeare.
Principais Representantes:
- Jean Jacques Rousseau
Romantismo em Portugal
Acontecimentos que antecederam o movimento:
- Liberdadede imprensa
- O jornal Gazeta de Lisboa voltava a circular
- Surgimento de um novo jornal chamado Jornal Enciclopédico dedicado à Rainha Nossa Senhora
Esses dois jornais propagavam as idéias da Revolução Francesa influenciando a sociedade portuguesa. Surgiram os primeiros escritores românticos:
- Almeida Garret
- Alexandre Herculano
As obras Camões e D. Branca de Garret marcam o início doRomantismo em Portugal.
Romantismo no Brasil
No Brasil, o Romantismo teve início em 1836, com a publicação do livro de poesias Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães. Foi nesta fase que a literatura brasileira se firmou, surgiram o teatro e os romances. O público, pela primeira vez, mostrava-se interessado pela leitura.

Características do Romantismo:
• Liberdade de criação ede expressão
• Nacionalismo
• Historicismo
• Medievalismo
• Tradições populares
• Individualismo, egocentrismo
• Pessimismo
• Escapismo
• Crítica social

Tendências e seus principais temas:

* Nacionalismo, historicismo e medievalismo:

Exaltação dos valores e os heróis nacionais, ambientando seu passado histórico, principalmente o período medieval.

Valorização das fontes...
tracking img